Pesquisa
Ensaio

KGM Musso EV convida à aventura elétrica em grande estilo

13.17h
 
KGM Musso EV convida à aventura elétrica em grande estiloKGM Musso EV convida à aventura elétrica em grande estiloKGM Musso EV convida à aventura elétrica em grande estiloKGM Musso EV convida à aventura elétrica em grande estiloKGM Musso EV convida à aventura elétrica em grande estiloKGM Musso EV convida à aventura elétrica em grande estiloKGM Musso EV convida à aventura elétrica em grande estiloKGM Musso EV convida à aventura elétrica em grande estiloKGM Musso EV convida à aventura elétrica em grande estiloKGM Musso EV convida à aventura elétrica em grande estiloKGM Musso EV convida à aventura elétrica em grande estiloKGM Musso EV convida à aventura elétrica em grande estiloKGM Musso EV convida à aventura elétrica em grande estiloKGM Musso EV convida à aventura elétrica em grande estiloKGM Musso EV convida à aventura elétrica em grande estiloKGM Musso EV convida à aventura elétrica em grande estiloKGM Musso EV convida à aventura elétrica em grande estiloKGM Musso EV convida à aventura elétrica em grande estiloKGM Musso EV convida à aventura elétrica em grande estiloKGM Musso EV convida à aventura elétrica em grande estiloKGM Musso EV convida à aventura elétrica em grande estiloKGM Musso EV convida à aventura elétrica em grande estiloKGM Musso EV convida à aventura elétrica em grande estilo
KGM Musso EV convida à aventura elétrica em grande estiloKGM Musso EV convida à aventura elétrica em grande estiloKGM Musso EV convida à aventura elétrica em grande estiloKGM Musso EV convida à aventura elétrica em grande estiloKGM Musso EV convida à aventura elétrica em grande estiloKGM Musso EV convida à aventura elétrica em grande estiloKGM Musso EV convida à aventura elétrica em grande estiloKGM Musso EV convida à aventura elétrica em grande estiloKGM Musso EV convida à aventura elétrica em grande estiloKGM Musso EV convida à aventura elétrica em grande estiloKGM Musso EV convida à aventura elétrica em grande estiloKGM Musso EV convida à aventura elétrica em grande estiloKGM Musso EV convida à aventura elétrica em grande estiloKGM Musso EV convida à aventura elétrica em grande estiloKGM Musso EV convida à aventura elétrica em grande estiloKGM Musso EV convida à aventura elétrica em grande estiloKGM Musso EV convida à aventura elétrica em grande estiloKGM Musso EV convida à aventura elétrica em grande estiloKGM Musso EV convida à aventura elétrica em grande estiloKGM Musso EV convida à aventura elétrica em grande estiloKGM Musso EV convida à aventura elétrica em grande estiloKGM Musso EV convida à aventura elétrica em grande estiloKGM Musso EV convida à aventura elétrica em grande estilo
KGM Musso EV convida à aventura elétrica em grande estilo

O renascimento da Ssangyong como KGM prossegue a toda a velocidade com o lançamento da primeira pick-up 100% eléctrica "nascida" na Coreia do Sul.

KGM Musso EV convida à aventura elétrica em grande estilo

A Musso EV combina um estilo arrojado com um amplo espaço a bordo na cabine dupla, e onde não faltam as tecnologias do momento por um preço muito concorrencial.

A nova proposta já está disponível para encomenda no nosso país com os preços definidos, e o Aquela Máquina até já a guiou para perceber o que ela vale dentro e fora da estrada.

Postura robusta

Mais do que um veículo para uso profissional, a nova KGM Musso EV baseada na plataforma do Torres EVX assume-se antes como um SUV de caixa aberta para o lazer, a privilegiar o off-road na terra batida.

O visual futurista é definido por uma área frontal robusta reforçada pelas ópticas full LED, com o tom aventureiro a reflectir-se nas proteções plásticas e nas jantes de 17 polegadas, com a fantástica pintura Blazing Gold a destacar o conjunto.

Não são esquecidas as barras de tejadilho longitudinais bem como iluminação da caixa de carga, com capacidade para uma carga útil de 500 quilos numa pick-up que se "estica" até aos 5,16 metros de comprimento.

E depois são os muitos acessórios à escolha para personalizar a Musso EV e adaptar a caixa de carga às mais diversas utilizações, incluindo divisórias, coberturas ou estrado deslizante, assim como uma estrutura de protecção.

Conforto premium

O interior adopta a abordagem Slim & Wide já vista no Torres alimentado a electrões, com os ecrãs de 12,3 polegadas para a instrumentação e o infoentretenimento a estarem integrados num painel panorâmico.

A ergonomia é elegante e os gráficos claros mas são os materiais e os arranjos de qualidade a bordo a confirmarem que são privilegiadas as viagens de lazer em grupo, graças aos 3,15 metros a separar os dois eixos.

Os bancos traseiros, aquecidos e reclináveis, prometem um conforto real, com os da frente a disporem ainda de ventilação e regulação eléctrica, podendo ainda ser forrados em pele sintética no acabamento mais elevado.

Ar condicionado automático bizona, carregador de telemóvel por indução, conectividade Android Auto e Apple CarPlay sem fios e sistema V2L (Vehicle-to-Load) para alimentar dispositivos eléctricos e electrónicos também são de série.

A versão topo de gama soma ainda sensores de estacionamento e uma câmara 3D a 360 graus para observar toda a área em redor nas manobras mais complexas.

Os assistentes à condução também são abundantes, com especial destaque para a velocidade de cruzeiro adaptativa com manutenção de faixa, detecção de ponto cego e alerta de tráfego cruzado traseiro.

Incluída está a garantia de sete anos ou 150 mil quilómetros, com a bateria a ser garantida por dez anos ou 1 milhão de quilómetros, consoante o que ocorrer primeiro.

4x2 ou 4x4?

A gama da KGM Musso EV é composta por versões com versões de tracção 4x2 ou 4x4, com a primeira opção a distinguir-se das pick-ups convencionais ao ter tracção dianteira.

Com o motor de 152 kW (207 cv) e 339 Nm, alimentado por uma bateria LFP (fosfato de ferro-lítio) de 80,6 kWh e recarregável a 120 kW DC, a autonomia chega aos 420 quilómetros, que baixa para os 379 na variante de tracção integral.

Com os dois propulsores a "passarem" ao solo 175 kW (237 cv) e 629 Nm, tem a vantagem de suportar recarregamentos até 300 kW DC, bastando uma espera de meia hora para cumprir a "tarefa" de dez a 80% da capacidade.

Os zero aos 100 km/hora cumprem-se em oito segundos para uma velocidade de ponta de 177 km/hora, com a versão 4x2 a fazer a mesma "corrida" em 9,2 segundos para uns máximos 162 km/hora.

Eco, Sport, Smart e Winter são os quatro modos de condução disponíveis, com a recuperação de energia nas desacelerações e travagens a ser regulável através das patilhas no volante.

Consumos altos

A ideia de que está a entrar-se para um SUV com toques premium confirmou-se no ensaio concretizado pelo Aquela Máquina com a variante topo de gama K5 da Musso EV 4x4.

O conforto salta de imediato à vista, complementado por uma boa posição de condução. E depois é facilidade com que se movimenta no meio do tráfego urbano, mesmo se as suas dimensões façam pensar o contrário.

Tomada a auto-estrada, o desempenho é próprio de qualquer "eléctrico" com as suas acelerações vigorosas apoiadas numa direcção precisa e suave.

O silêncio a bordo apenas é perturbado pelo barulho do vento para lá dos 100 km/hora, tendo como principal culpado os retrovisores de grandes dimensões nas laterais.

Infelizmente, essa condução tem um forte impacto no consumo, que chegou a ultrapassar os 30 kWh a 120 km/hora, mas também no pagamento das portagens, incluída que está na Classe 2.

Claro que pode sempre regular-se nas patilhas no volante os vários níveis de recuperação de energia para preservar a autonomia, mas quase nem se sente a sua actuação.

Agilidade divertida

A confirmar que aponta mais ao lazer do que ao uso profissional estão os curtos 20 cm de altura ao solo. Não se conte, por isso, que esta proposta se apaixone pelos grandes relevos fora do asfalto.

Percebe-se que os estradões de terra batida são o seu terreno favorito e, nesse ponto, pouco há a apontar graças ao desempenho efectivo da suspensão multibraços montada no eixo traseiro.

Ágil quanto baste, mesmo se o seu peso em vazio quase chega aos 2.400 quilos, os movimentos laterais da carroçaria mantiveram-se contidos para uma experiência de condução muito agradável.

Saúda-se o sistema de nivelamento da pick-up, que permite manter uma altura constante do eixo frontal, mesmo com a plataforma de carga carregada, o que não aconteceu neste curto ensaio.

Uma certeza é que esta KGM Musso EV tem os ingredientes que são necessários para agradar aos amantes "eléctricos" dos grandes espaços.

Versão Particulares Empresas
K3 4x2 45.900 euros  29.990 euros (sem IVA)
K3 4x4 47.900 euros  33.490 euros (sem IVA)
K5 4x4 49.900 euros  35.490 euros (sem IVA)

Já segue o Aquela Máquina no Instagram?

Faltam 300 caracteres
Comentário enviado com sucesso
Subscrever Newsletter
pub
×
Enviar artigo por email

Restam 350 caracteres

×
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login. Caso não esteja registado no site de Aquela Máquina, efectue o seu registo gratuito.