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Jeep Grand Cherokee Trackhawk: Conduzimos o SUV mais potente do mundo
16:47 - 14-06-2019
 
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Jeep Grand Cherokee Trackhawk é o SUV mais rápido do mundo no... gelo!

O Jeep Grand Cherokee, que fez a sua estreia em 1992, é o topo de gama da marca norte-americana e é uma evolução de modelos como o Willys Wagon de 1946, o Jeep Wagoneer de 1963 e o Grand Wagoneer de 1984.

Mas se esta proposta sempre se caracterizou como um dos modelos de maior sucesso da marca, é na variante Trackhawk que ganha "asas" e se afirma como uma referência do segmento. Importa, desde já dizer, que este é o Jeep mais rápido de sempre, o SUV de produção mais potente do mundo e o SUV mais rápido do mundo no gelo (ver vídeo abaixo)!

Jeep Grand Cherokee Trackhawk é o SUV mais rápido do mundo no... gelo!

Recentemente tivemos oportunidade de conduzir este modelo e podemos acrescentar mais um título ao conjunto: o Trackhawk é, neste momento, um dos SUV mais divertidos do mundo.

Motor V8 de 6.2 litros com 710 cv

A estrela do conjunto é, sem qualquer dúvida, o enorme motor sobrealimentado HEMI V8 de 6.2 litros que produz 710 cv de potência e 868 Nm de binário máximo. A potência é enviada às quatro rodas através de uma caixa automática de oito velocidades que assegura uma velocidade máxima de 289 km/h e permite uma aceleração dos 0 aos 100 km/h em apenas 3,7 segundos.

Esta versão, a mais radical da gama (acima do Grand Cherokee SRT), conta ainda com um avançado sistema de tracção integral Quadra-Trac temporário que inclui um diferencial traseiro electrónico de deslizamento limitado (ELSD) e uma caixa de transferência activa de uma velocidade.

Também exclusivo das versões SRT e Trackhawk é o modo "Track" que faz parte de um sistema de gestão que garante cinco configurações distintas: Auto, Sport, Track, Snow e Tow. E não pense que este "monstro" de 710 cv coloca de parte as capacidades fora de estrada. Está equipado (de série) com um sistema de suspensão pneumática Quadra-lift que permite aumentar a altura ao solo até um máximo de 28 cm.

Emoções fortes ao volante

Conduzimos o Trackhawk por estradas secundárias e não conseguimos "esticá-lo" como queríamos e como ele constantemente pede, mas mesmo assim, conseguimos perceber que este é um modelo muito especial.

Com o modo "Track" seleccionado, sentimos que tudo em torno deste SUV se prepara para uma jornada de emoções fortes e depois… é só acelerar! E essa foi mesmo uma das maiores surpresas deste modelo, que à primeira vista se revela algo intimidante, por culpa do visual agressivo e da enorme presença em estrada, mas depois se mostra bastante fácil de conduzir.

Ainda assim, se desligar todas as ajudas electrónicas e o quiser levar ao limite, esteja preparado para trabalhar, é que aqui o caso muda de figura. O Trackhawk vira um verdadeiro "monstro", agressivo e barulhento, e apesar de isso lhe arrancar um enorme sorriso na casa, vai obrigá-lo a estar concentrado para o conseguir "segurar".

As reduções de caixa são uma delícia para os ouvidos e a resposta do motor e da direcção impressionam a cada curva que passa. Apesar da suspensão ser dura, é possível notar alguma transferência de peso nas curvas, mas mais do que isso, tudo parece muito mecânico e é possível sentir todos os componentes a fazerem o seu trabalho. Mas isto está longe de ser uma crítica, pois é precisamente isso que faz deste SUV uma proposta especial e diferente de outros modelos do mercado.

SRT de 468 cv é para… meninos!

A nossa experiência ao volante do Grand Cherokee Trackhawk foi antecedida por um teste ao Grand Cherokee SRT com 468 cv. E apesar desta ser uma versão de altas performances capaz de bater o pé a alguns desportivos, não nos preparou (de maneira alguma) para o que se seguiu, o Trackhawk de 710 cv.

A diferença de 242 cv que existe entre uma versão e outra ficou visível desde que pressionámos o pé direito e ficou ainda mais óbvia quando testámos o sistema "Launch Control": o "murro no estômago" que o Trackhawk nos dá no arranque é impressionante e deixa qualquer um em sentido.

Imagem agressiva e musculada

O Jeep Grand Cherokee tem uma enorme presença em estrada, mesmo nas suas versões de base, mas o Trackhawk acrescenta traços mais agressivos que combinam na perfeição com a sua personalidade.

Destacam-se os pára-choques mais proeminentes, as saias laterais mais vincadas e claro, as quatro saídas de escape na traseira. A isto ainda se juntam um conjunto de jantes de 20 polegadas e um habitáculo que oferece novos padrões de luxo, um maior conforto e novas capacidades multimédia.

Quanto vai custar?

O Trackhawk ainda não tem preços para o mercado nacional e não é difícil adivinhar que aquilo que faz dele fantástico é o mesmo que fará com que seja severamente penalizado pela fiscalidade do nosso país. Mas nada disso apaga aquilo que este SUV é capaz de fazer.

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