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Jaguar F-Pace já chegou

18:00 - 23-05-2016
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O F-Pace é o primeiro SUV da história da Jaguar, uma aposta num segmento que se transformou num "eldorado" para os grandes construtores da indústria automóvel e, desde as marcas mais nobilitadas às menos reputadas, todas apostam neste segmento à espera da rentabilidade.

A aposta da marca britânica é ambiciosa ao prever que o F-Pace se possa traduzir num aumento de vendas na casa dos 90 por cento junto de clientes que nunca tiveram um modelo da marca. É um estudo, e por isso vale o que vale, mas o SUV é uma realidade e tem argumentos que não deixam ninguém indiferente.

A carroçaria utiliza a mesma plataforma modular que surge nos mais recentes modelos da marca e, tal como eles, aposta numa estrutura ligeira onde 80 por cento do metal é alumínio, o que permite reduzir o peso e aumentar a rigidez estrutural.

Com 4,73 metros de comprimento, 1,94 metros de largura e 1,65 metros de altura, tem uma volumetria próxima do Audi Q5 e do BMW X3, mas o seu principal concorrente talvez seja o Porsche Macan. Face aos rivais, afirma os 2,87 metros de distância entre-eixos, que pagam dividendos ao nível do espaço interior, sobretudo para os ocupantes dos bancos traseiros.

O habitáculo não é tão requintado como o do Porsche Macan, mas o preço é mais baixo e o nível de equipamento de série é muito completo, mesmo nas versões base. Se este é um argumento, o espaço disponível, sobretudo para os ocupantes do banco traseiro, é um trunfo num modelo que tem um carácter familiar. A bagageira é ampla nos seus 650 litros de volume, que podem chegar aos 1 750 litros com o rebatimento dos bancos.

A proposta de motores passa por três opções 3.0 V6: duas a gasolina com 340 e 380 cv e uma diesel de 300 cv. Os motores V6 têm tudo a ver com a tradição da Jaguar, mas no nosso país o bloco 2.0 diesel de quatro cilindros com 180 cv é a opção mais racional. Tem uma versão de tracção traseira com um preço na casa dos 52 316 €, e com Via Verde paga Classe 1 nas portagens.

Em termos de imagem nada se altera, mas pesa menos 110 kg do que as versões 4x4 e isso ajuda a melhorar o desempenho.

É capaz de chegar aos 208 km/h e pode passar de 0 a 100 km/h em 8,7 segundos. Não são valores surpreendentes quando comparados com os outros modelos da gama, mas o motor é muito elástico a baixo regime e permite manter velocidades de cruzeiro elevadas mesmo em estradas mais sinuosas, quando a resposta é muito importante à saída da curva.

A caixa automática ZF de oito velocidades (opcional) é uma grande ajuda para garantir o dinamismo da condução, tirando o melhor partido dos regimes onde o motor está mais à vontade.

As versões 4x4 utilizam o sistema AWD que é comum aos XE e XF AWD. A distribuição da tracção pelos eixos privilegia as rodas traseiras, só passando para as dianteiras em casos de perda de tracção. O Adaptative Terrain Response permite adaptar o sistema às condições do piso e o All Surface Progress Control associa o controlo de tracção e o cruise control para permitir que os menos experientes consigam progredir em condições adversas fora de estrada.

Em estrada, as opções a gasolina são as mais apelativas e o V6 diesel compensa a menor potência com um resposta mais rápida a baixo regime. A potência garante o dinamismo de condução que tem a ver com o carácter desportivo da Jaguar. É certo que o Porsche Macan pode ser ligeiramente mais rápido, mas a sua suspensão é mais seca e menos confortável.

O F-Pace é mais suave sem condicionar a estabilidade direccional e, se perde alguma coisa em estrada, ganha tudo fora dela e em todas as condições de reduzida aderência. É certo que não é um Range Rover, mas não teme as grandes aventuras e isso aumenta a polivalência de um modelo que, apesar de ter um aspecto urbano, é capaz de surpreender nos maus caminhos. 


FICHA TÉCNICA

Motor: 2.0 D
Cilindrada: 1 999 cc
Potência máxima: 180 cv/4 000 rpm
Binário máximo: 430 Nm/1 750-2 500 rpm
Velocidade máxima: 209 Km/h
0 a 100 km/h: 8,9 s
Consumo médio: 4,9 l/100 km
Emissões de CO2: 129 g/Km

+ COMPORTAMENTO. O comportamento dinâmico não condiciona o conforto num habitáculo muito espaçoso.
- FISCALIDADE. É aberrante a carga fiscal portuguesa sobre as versões mais apelativas da gama F-Pace 

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