Pesquisa
Ensaio
Hyundai Tucson 1.6 CRDI Premium em ensaio
12:00 - 06-10-2018
 
Hyundai Tucson 1.6 CRDI Premium em ensaioHyundai Tucson 1.6 CRDI Premium em ensaioHyundai Tucson 1.6 CRDI Premium em ensaioHyundai Tucson 1.6 CRDI Premium em ensaioHyundai Tucson 1.6 CRDI Premium em ensaioHyundai Tucson 1.6 CRDI Premium em ensaioHyundai Tucson 1.6 CRDI Premium em ensaioHyundai Tucson 1.6 CRDI Premium em ensaioHyundai Tucson 1.6 CRDI Premium em ensaioHyundai Tucson 1.6 CRDI Premium em ensaioHyundai Tucson 1.6 CRDI Premium em ensaioHyundai Tucson 1.6 CRDI Premium em ensaioHyundai Tucson 1.6 CRDI Premium em ensaioHyundai Tucson 1.6 CRDI Premium em ensaioHyundai Tucson 1.6 CRDI Premium em ensaioHyundai Tucson 1.6 CRDI Premium em ensaioHyundai Tucson 1.6 CRDI Premium em ensaioHyundai Tucson 1.6 CRDI Premium em ensaioHyundai Tucson 1.6 CRDI Premium em ensaioHyundai Tucson 1.6 CRDI Premium em ensaioHyundai Tucson 1.6 CRDI Premium em ensaioHyundai Tucson 1.6 CRDI Premium em ensaioHyundai Tucson 1.6 CRDI Premium em ensaioHyundai Tucson 1.6 CRDI Premium em ensaioHyundai Tucson 1.6 CRDI Premium em ensaioHyundai Tucson 1.6 CRDI Premium em ensaioHyundai Tucson 1.6 CRDI Premium em ensaioHyundai Tucson 1.6 CRDI Premium em ensaioHyundai Tucson 1.6 CRDI Premium em ensaioHyundai Tucson 1.6 CRDI Premium em ensaioHyundai Tucson 1.6 CRDI Premium em ensaioHyundai Tucson 1.6 CRDI Premium em ensaioHyundai Tucson 1.6 CRDI Premium em ensaioHyundai Tucson 1.6 CRDI Premium em ensaioHyundai Tucson 1.6 CRDI Premium em ensaioHyundai Tucson 1.6 CRDI Premium em ensaioHyundai Tucson 1.6 CRDI Premium em ensaioHyundai Tucson 1.6 CRDI Premium em ensaioHyundai Tucson 1.6 CRDI Premium em ensaioHyundai Tucson 1.6 CRDI Premium em ensaioHyundai Tucson 1.6 CRDI Premium em ensaioHyundai Tucson 1.6 CRDI Premium em ensaioHyundai Tucson 1.6 CRDI Premium em ensaioHyundai Tucson 1.6 CRDI Premium em ensaioHyundai Tucson 1.6 CRDI Premium em ensaioHyundai Tucson 1.6 CRDI Premium em ensaioHyundai Tucson 1.6 CRDI Premium em ensaioHyundai Tucson 1.6 CRDI Premium em ensaioHyundai Tucson 1.6 CRDI Premium em ensaioHyundai Tucson 1.6 CRDI Premium em ensaioHyundai Tucson 1.6 CRDI Premium em ensaioHyundai Tucson 1.6 CRDI Premium em ensaioHyundai Tucson 1.6 CRDI Premium em ensaioHyundai Tucson 1.6 CRDI Premium em ensaioHyundai Tucson 1.6 CRDI Premium em ensaioHyundai Tucson 1.6 CRDI Premium em ensaioHyundai Tucson 1.6 CRDI Premium em ensaioHyundai Tucson 1.6 CRDI Premium em ensaioHyundai Tucson 1.6 CRDI Premium em ensaioHyundai Tucson 1.6 CRDI Premium em ensaioHyundai Tucson 1.6 CRDI Premium em ensaioHyundai Tucson 1.6 CRDI Premium em ensaioHyundai Tucson 1.6 CRDI Premium em ensaio
Hyundai Tucson 1.6 CRDI Premium em ensaioHyundai Tucson 1.6 CRDI Premium em ensaioHyundai Tucson 1.6 CRDI Premium em ensaioHyundai Tucson 1.6 CRDI Premium em ensaioHyundai Tucson 1.6 CRDI Premium em ensaioHyundai Tucson 1.6 CRDI Premium em ensaioHyundai Tucson 1.6 CRDI Premium em ensaioHyundai Tucson 1.6 CRDI Premium em ensaioHyundai Tucson 1.6 CRDI Premium em ensaioHyundai Tucson 1.6 CRDI Premium em ensaioHyundai Tucson 1.6 CRDI Premium em ensaioHyundai Tucson 1.6 CRDI Premium em ensaioHyundai Tucson 1.6 CRDI Premium em ensaioHyundai Tucson 1.6 CRDI Premium em ensaioHyundai Tucson 1.6 CRDI Premium em ensaioHyundai Tucson 1.6 CRDI Premium em ensaioHyundai Tucson 1.6 CRDI Premium em ensaioHyundai Tucson 1.6 CRDI Premium em ensaioHyundai Tucson 1.6 CRDI Premium em ensaioHyundai Tucson 1.6 CRDI Premium em ensaioHyundai Tucson 1.6 CRDI Premium em ensaioHyundai Tucson 1.6 CRDI Premium em ensaioHyundai Tucson 1.6 CRDI Premium em ensaioHyundai Tucson 1.6 CRDI Premium em ensaioHyundai Tucson 1.6 CRDI Premium em ensaioHyundai Tucson 1.6 CRDI Premium em ensaioHyundai Tucson 1.6 CRDI Premium em ensaioHyundai Tucson 1.6 CRDI Premium em ensaioHyundai Tucson 1.6 CRDI Premium em ensaioHyundai Tucson 1.6 CRDI Premium em ensaioHyundai Tucson 1.6 CRDI Premium em ensaioHyundai Tucson 1.6 CRDI Premium em ensaioHyundai Tucson 1.6 CRDI Premium em ensaioHyundai Tucson 1.6 CRDI Premium em ensaioHyundai Tucson 1.6 CRDI Premium em ensaioHyundai Tucson 1.6 CRDI Premium em ensaioHyundai Tucson 1.6 CRDI Premium em ensaioHyundai Tucson 1.6 CRDI Premium em ensaioHyundai Tucson 1.6 CRDI Premium em ensaioHyundai Tucson 1.6 CRDI Premium em ensaioHyundai Tucson 1.6 CRDI Premium em ensaioHyundai Tucson 1.6 CRDI Premium em ensaioHyundai Tucson 1.6 CRDI Premium em ensaioHyundai Tucson 1.6 CRDI Premium em ensaioHyundai Tucson 1.6 CRDI Premium em ensaioHyundai Tucson 1.6 CRDI Premium em ensaioHyundai Tucson 1.6 CRDI Premium em ensaioHyundai Tucson 1.6 CRDI Premium em ensaioHyundai Tucson 1.6 CRDI Premium em ensaioHyundai Tucson 1.6 CRDI Premium em ensaioHyundai Tucson 1.6 CRDI Premium em ensaioHyundai Tucson 1.6 CRDI Premium em ensaioHyundai Tucson 1.6 CRDI Premium em ensaioHyundai Tucson 1.6 CRDI Premium em ensaioHyundai Tucson 1.6 CRDI Premium em ensaioHyundai Tucson 1.6 CRDI Premium em ensaioHyundai Tucson 1.6 CRDI Premium em ensaioHyundai Tucson 1.6 CRDI Premium em ensaioHyundai Tucson 1.6 CRDI Premium em ensaioHyundai Tucson 1.6 CRDI Premium em ensaioHyundai Tucson 1.6 CRDI Premium em ensaioHyundai Tucson 1.6 CRDI Premium em ensaioHyundai Tucson 1.6 CRDI Premium em ensaio

O novo Hyundai Tucson não é um novo modelo, mas é mais do que um simples restyling. Há uma evolução que ultrapassa o tradicional rejuvenescimento de um modelo a meio do seu ciclo de vida, e isso faz a diferença na imagem, no equipamento e até na resposta às condicionantes no campo da redução de consumos e emissões.

DESIGN. A evolução na imagem é evidente na zona dianteira com um novo pára-choques, uma grelha dianteira redesenhada e grupos ópticos com tecnologia LED. As jantes passaram de 19 para 18 polegadas, para ajudar na redução das emissões, e na traseira os grupos ópticos, o pára-choques e as saídas de escape fazem a diferença.

HABITÁCULO. A renovação na imagem da carroçaria tem uma correspondência natural no habitáculo, onde é evidente uma evolução da qualidade dos materiais (sobretudo nos que estão à vista), no desenho e ergonomia e até na funcionalidade, bem evidente no novo ecrã central ao "estilo Mercedes", pendurado na zona central do tablier. Na consola central, surgem apenas os comandos dos modos de condução (Conforto e Desportivo). O requinte não foi esquecido e as versões mais equipadas (Premium) podem ter estofos em pele com quatro cores à escolha (mais 1.100 euros).

A habitabilidade era, e continua a ser, uma mais-valia deste SUV, e isso é tão evidente no espaço interior como na bagageira, onde uma plataforma ajustável em altura permite modular o espaço, que pode ir dos 513 aos 1.503 litros com os bancos traseiros rebatidos (60:40).

O nível de equipamento Premium é mais do que completo. Mas, quanto a nós, o estribo lateral não faz sentido: em vez de facilitar, condiciona a acessibilidade e a saída do veículo.

MOTOR. Na fase de lançamento a opção passa por um motor 1.6 GDi a gasolina com 132 cv (desde 31.645 euros) e um 1.6 CRDi diesel com 116 cv e um preço promocional de 27.990 € (com o nível de equipamento Exclusive) e 29.990 € (com o nível Premium), para além de uma opção de 136 cv, cujo preço não foi divulgado na apresentação. Estes motores têm associada uma caixa manual de seis velocidades, mas os mais potentes podem contar com uma transmissão automática DCT de sete velocidades (mais 3.200 €).

AO VOLANTE. O motor 1.6 CRDi é uma mais-valia e foi essa a nossa opção para este ensaio. Pouco ou nada se alterou nas performances face ao velho motor de 1.7 litros, mas é evidente a evolução dinâmica, sobretudo nas retomadas de aceleração nos regimes intermédios.

Este motor (só) tem 116 cv, mas parece mais musculado, graças à resposta nos regimes mais baixos e nos intermédios, mesmo com a caixa manual de seis velocidades, honesta no escalonamento, permitindo desfrutar da dinâmica sem os habituais condicionalismos das velocidades mais altas, muito desmultiplicadas, para reduzir os consumos.

É certo que o motor 1.6 CRDI é muito sensível ao acelerador. Quando nos sentámos ao volante e vimos os consumos (pornográficos) que estavam registados, ficámos assustados. Mas, com uma condução normal, o contador começou a cair rapidamente e podemos afirmar que é possível andar na casa dos 7,0 litros/100 km com este Tucson. É um valor honesto para um modelo com 1,66 toneladas.

A renovação do Tucson não trouxe alterações ao nível do chassis, talvez porque não se deve mexer numa proposta ganhadora. O compromisso entre o conforto e a dinâmica de condução merecia, e continua a merecer, aplausos.

É fácil gostar desta proposta da Hyundai e é compreensível que este modelo seja um best-seller em termos europeus e não só...

Ficha técnica

Motor: 1.6 CRDi diesel

Cilindrada: 1 598 cc

Potência máxima: 116 cv/4.000 rpm

Binário máximo: 280 Nm/ 1.500 – 2.750 rpm

Velocidade máxima: 175 km/h

0 a 100 km/h: 11,8 s

Consumo médio: 5,0 litros/100 km

Emissões de CO2: 132 g/km

Preço desde: 29.990 € (campanha de lançamento)

+ EVOLUÇÃO. Mais espaço, qualidade dos materiais e mais tecnologia fazem a diferença num modelo que tem uma excelente relação entre o preço e a qualidade.

- FISCALIDADE. Para já ainda é Classe 2, mas a partir de Janeiro deverá ser Classe 1 e isso faz toda a diferença...

Faltam 300 caracteres
Comentário enviado com sucesso
Subscrever Newsletter
pub
×
Enviar artigo por email

Restam 350 caracteres

×
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login. Caso não esteja registado no site de Aquela Máquina, efectue o seu registo gratuito.