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Ensaio

Guiámos o Hyundai Ioniq Hybrid

17:57 - 19-01-2017
 
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A mobilidade eléctrica é uma nova via assumida pela Hyundai e o Ioniq mostra-o de uma forma clara ao contar com três opções: híbrido, eléctrico e híbrido Plug in, que chegará mais tarde ao mercado. Com esta proposta a marca sul-coreana entra de forma evidente no território do Prius da Toyota.

DESIGN.
A Hyundai apostou numa carroçaria de cinco portas, como não poderia deixar de ser neste segmento. Com 4,47 metros de comprimento, tem uma volumetria semelhante à do seu rival da Toyota, mas assume uma imagem mais sóbria ao nível da forma, sem deixar de lado algum arrojo que parece ser obrigatório para quem pensa na mobilidade eléctrica.
Para reduzir o peso, a marca adoptou aço de alta resistência e painéis em alumínio, que também está presente em vários elementos da suspensão.

HABITÁCULO. A qualidade geral de construção faz a diferença face à concorrência, o mesmo acontecendo com o espaço disponível para os ocupantes dos bancos dianteiros, mas na traseira o Ioniq não faz grande diferença relativamente ao Prius, que ganha ao nível da bagageira (502 litros), apesar do porta-bagagens do Hyundai ser muito interessante (443 litros).

MOTOR.
Um bloco 1.6 Gdi a gasolina com 105 cv associado a um motor eléctrico garante uma potência total de 141 cv. Mas a marca sul-coreana adoptou uma solução que foge aos cânones tradicionais. O Ioniq não permite ao condutor optar por uma utilização 100 por cento eléctrica como acontece com outros modelos híbridos. É o sistema de gestão electrónica que decide a cada momento qual o melhor compromisso para reduzir ao máximo os consumos. Por isso, o motor eléctrico e/ou o de combustão interna funcionam independentes ou em conjunto.

AO VOLANTE. O Ioniq é muito agradável de guiar em estrada ou em cidade, onde é mais ágil do que o Toyota Prius graças à moderna caixa automática de seis velocidades com dupla embraiagem, naturalmente mais eficaz do que a transmissão de variação contínua. Na cidade, onde as desacelerações e as travagens permitem regenerar a energia para as baterias, é fácil realizar consumos na casa dos 4,8 litros/100 km. Este é o habitat natural dos modelos híbridos, porque tudo muda de figura quando se chega à estrada e à auto-estrada. Ainda ninguém conseguiu alterar as leis da física e o Ioniq Hybrid pesa 1 445 kg. É um valor interessante face às propostas da concorrência, mas é um peso que aumenta os consumos, que podem subir tanto quanto for a pressa do condutor chegar ao destino.

FICHA TÉCNICA


Motor: 4 cilindros
Cilindrada: 1 580 cc
Potência máxima: 105 cv/5 700 rpm
Binário máximo: 147 Nm/4 000 rpm
Velocidade máxima: 185 km/h
0 a 100 km/h: 10,8 s
Consumo médio: 3,4 litros/100 km
Emissões de CO2: 82 g/km
Preço desde: 33 000 €

+ CONSUMO. Em cidade não é muito difícil realizar médias entre os 4,0 e os 5,0 litros/100 km
- COMPROMISSO. A velocidade e o peso influem muito nos consumos registados em auto-estrada
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