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Ensaio

Guiámos o BMW 420d Cabrio

09:01 - 15-08-2017
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O BMW 420d Cabrio não é exactamente uma novidade, mas é um valor seguro para quem procura um descapotável. Rejuvenescido este ano, as alterações não vão além de pormenores e detalhes que ajudam a sublinhar o ar de família dos mais recentes modelos do catálogo da marca de Munique. Mesmo assim, ainda faz virar cabeças quando passa na estrada...

DESIGN.
A imagem não foge ao que é bem conhecidos nos coupé e cabrio da Serie 4. A ultima evolução passa pelos faróis dianteiros "bi-led", que podem ser adaptativos (+ 1.000 €) em opção, por uma evolução do design do pára-choques traseiro e pelos grupos ópticos posteriores com tecnologia LED. Como é evidente, as diferenças são tão pequenas que só os mais atentos poderão identificar o cabrio de 2017 face à proposta anterior.

HABITÁCULO. No interior há quatro lugares. O espaço à frente merece aplausos e o disponível para os ocupantes dos assentos posteriores apenas honesto, o que se compreende num automóvel de carácter desportivo. A acessibilidade para a traseira não é brilhante e os seus ocupantes não têm acesso ao comando dos vidros electricos, que só podem ser geridos pelo condutor.

Os plásticos e a pele utilizados nos forros e estofos estão ao nível do que se pode esperar num automóvel do segmento Premium, o mesmo acontecendo com o nível de acabamento nas juntas entre materiais diferentes. É o habitual nos automóveis da marca de Munique...

Há dois tipos de bancos dianteiros e a diferença passa pelo apoio lateral. Os desportivos (+ 463 €) são opcionais e podem oferecer a regulação do apoio lombar (+211 €), aquecimento (+313 €) no estofo, mas também ao nível do pescoço (+341 €). Custam dinheiro, mas maximizam o conforto e, graças a todas as regulações disponíveis, asseguram uma excelente posição de condução.

Como é habitual nos BMW, a posição de condução é baixa, permitindo estender as pernas e ter o volante nas mãos numa posição dinâmica. A marca de Munique deixou de lado os tirantes que deslocavam o cinto de segurança da carroçaria para os ocupantes dos bancos dianteiros, uma solução também conhecida na Mercedes, e optou por incorporá-los nos bancos.

A bagageira oferece 380 litros de volume. Não é um valor impressionante, mas está ao nível do que é proposto pelos principais concorrentes. Mas quem quiser guiar a céu aberto terá de abdicar do volume da carga e encontrar malas capazes de caber num espaço reduzido com uns meros 220 litros, mas muito compactos...

MOTOR.
O bloco 2.0d da BMW é uma referência nos mundo dos diesel. Os 190 cv disponíveis no 420d falam por si, mas não nos podemos esquecer dos 400 Nm disponíveis entre as 1.750 e as 2.500 rpm. Com a caixa manual de seis velocidades (de série), este descapotável-diesel é capaz de passar de 0 a 100 km/h em 8.1 segundos e atingir os 235 km/h. Podem não ser performances do outro mundo, mas...

AO VOLANTE. A resposta do motor é uma mais valia, mas o bloco 2.0 litros turbodiesel é coadjuvado pelo escalonamento de um caixa de velocidades que ajuda a fazer a diferença. O escalonamento não é tão curto que permita acelerações exuberantes aos aceleras dos semáforos, mas também não é tão longo nas velocidades mais altas, onde a sexta velocidade de muitos concorrentes é um mero "over-drive" para poupar combustível.

Este 420d Cabrio é ágil e dinâmico. Permite manter ritmos de condução elevados sem recurso constante à caixa de velocidades manual. O condutor pode escolher a cada momento o que pretende, optando entre o "modo ECO" para reduzir consumos, o "Comfort" para passear, o "Sport" para maior dinâmica e o "Sport +" para desfrutar do prazer de condução.

Como é obvio, os consumos variam de acordo com o tipo de utilização. Os valores reivindicados pela BMW são aberrantes. Podem ter sido obtidos em laboratório, mas ficam longe dos 7,1 litros/100 km que registámos em condições reais.

A polivalência do 420d Cabrio é um dos seus grandes trunfos. A sua capota metálica (accionável em andamento) permite evitar a canícula dos dias de Verão ou as chuvas de Inverno, garantindo o prazer da condução a céu aberto quando as temperaturas são mais propícias...

Ficha técnica

Motor: 2.0d
Potência máxima: 190 cv/4.000 rpm
Binário máximo: 400 Nm/1.750-2.500 rpm
Velocidade máxima: 235 km/h
0 a 100 km/h: 8,1
Consumo médio: 4,8 l/100 km
Emissões de CO2: 127 g/km
Preço desde: 55.200 €
Preço versão ensaiada: 69.889 €

+ DINÂMICA. Pode não ser um grande desportivo, mas o motor 2.0d é capaz de garantir o prazer da condução.
- OPCIONAIS. O preço é sempre um valor indicativo em modelos onde o mais desejado é sempre pago à parte...
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