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Ensaio

Guiámos o Audi A5 2.0 TDI Stronic

09:10 - 29-01-2017
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Pode, à primeira vista, nem parecer mas a Audi fez um A5 totalmente novo! Mesmo se as linhas não se distinguem assim tão facilmente da anterior geração, esta é profundamente diferente por baixo da carroçaria, tendo até uma plataforma nova (estreado na renovação do A4), recorrendo à modular MLB Evo do Grupo VW para modelos com motores em posição longitudinal. E este "coupé" da Audi melhorou de forma significativa!

DESIGN. Já se sabe que, mesmo alterando profundamente os seus modelos, por fora a Audi nunca é de revoluções, antes evoluindo o estilo dos seus modelos, em especial daqueles que sempre conseguiram seduzir os clientes pela beleza das suas linhas. O que foi, indubitavelmente, o caso do A5, consensualmente dos modelos mais bonitos da Audi.

Assim, nesta geração as mexidas parecem mínimas… mas deram muito trabalho. Porque o A5 cresceu em quase todas as direcções e houve que fazer alterações subtis no "design" para manter a fluidez e elegância das suas linhas, acrescentando-lhe ainda uma "pitada" de visual mais desportivo. Nomeadamente com a grelha e pára-choques mais agressivos e a linha que ressalta em toda a lateral.

HABITÁCULO. Num habitáculo bem construído, reencontramos a leveza e luminosidade características dos interiores da Audi. Os comandos estão todos bem colocados e são de fácil utilização. Mesmo a completa (e aparentemente complexa) central de controlo MMI, na consola, é de fácil aprendizagem, tornando-se muito intuitiva. Por 590 € pode ainda ter-se o Virtual Cockpit que transforma o painel de instrumentos num enorme ecrã digital em que se projecta o mapa da navegação.

Os bancos, não sendo propriamente desportivos, têm bom apoio lateral e o do condutor permite uma excelente posição de condução. Lá atrás há dois lugares "escavados" onde dois adultos conseguem viajar de forma confortável, embora para lá chegar necessitem de algum… contorcionismo. Invulgar para um carro deste género é a bagageira generosa (465 litros) e até a funcionalidade de ter bancos rebatíveis na proporção 40:20:40.

MOTOR/GAMA. Esta será a versão mais popular no mercado nacional, ainda com muita "queda" para os Diesel, mesmo em modelos de cariz mais desportivo. Neste caso, o 2.0 TDI de 190 cv revela-se bastante agradável no A5, permitindo ritmos rápidos, mesmo se não é um "monstro" de potência. Não será este motor que tornará o A5 um desportivo "puro e duro", mas chega bem para uma acelerações e, sobretudo, recuperações de velocidade bastante rápidas, graças a um largo patamar de utilização.

Além disso tem, neste caso, o precioso auxílio da caixa automática de 7 velocidades Stronic, cuja rapidez e suavidade de funcionamento não nos cansamos de elogiar. Caso haja vontade de uma condução mais dinâmica, pode sempre comandar-se a caixa de forma manual, a partir das patilhas montadas no volante. Desde que se troque de velocidade acima das 2000 rpm, quase não se dá por isso, não notando quebras de força, é sempre a ganhar velocidade!

?AO VOLANTE. O facto de estarmos muito bem sentados ao volante e totalmente integrados no habitáculo é excelente princípio para uma boa experiência de condução, a que se junta a tal colaboração perfeita entre um motor com bastante força e uma caixa exímia na sua gestão.
É curioso que, por um lado, sentimos que estamos, de facto, a bordo de um desportivo, um "coupé" de linhas apaixonantes e até capaz de proporcionar bons momentos ao volante. Mas, por outro, tudo se passa de forma tão suave que pode também ser o carro ideal para um lento passeio em ritmo de… "look at me"!

O chassis, agora com maior distância entre eixos, parece estar mais estável, transmitindo maior confiança na abordagem das curvas. A frente revela enorme estabilidade e todo o conjunto exibe deliciosa agilidade, resultado da nova plataforma, por certo, mas também da… dieta: apesar das maiores dimensões, esta geração do A5 é cerca de 60 kg mais leve que a anterior e cortar no peso significa dar-lhe maiores capacidades dinâmicas.

Ou seja, sem mexer demasiado na parte ganhadora do projecto, a estética com que a primeira geração conseguiu seduzir muitos clientes, o novo A5 evoluiu de forma significativa o lado dinâmico. Além de, claro, ter aproveitado para se equipar com as mais recentes tecnologias de segurança activa.

E aqui começam os "senãos" deste A5 2.0 TDI que tem no seu preço-base de 53.260 € um valor apenas indicativo. Porque são tantos os opcionais realmente obrigatórios num carro como este que o valor final ficará sempre bem acima disso. Desde os sensores de estacionamento (390 €) ao sistema de navegação Plus (3320 €), da pintura metalizada (1050 €) ao computador de bordo (295 €), passando pelo ar condicionado automático de três zonas (810 €), sistema de acesso mãos-livres (1240 €) ou "cruise control" (355 €)… é sempre a somar!

FICHA TÉCNICA??

Motor: 2.0 TDI diesel?
Cilindrada (cc): 1968?
Potência máxima (cv/rpm): 190/3800-4200?
Binário máximo (cv/rpm): 400/1750-3000?
Velocidade máxima (km/h): 238?0 a 100 km/h (s): 7,7?
Consumo médio (l/100 km): 4,1?
Emissões CO2 (g/km): 107?
Preço desde (€): 53 260??

+ ENVOLVÊNCIA. Desde a fluidez do estilo exterior à forma como "encaixamos" no habitáculo e à confiança que o seu dinamismo nos transmite, tudo no A5 nos envolve como se… o "vestíssemos"! ??
- CONFORTO. A suspensão desportiva (400 €) desta unidade tornava a filtragem dos ressaltos mais seca, justificando a adopção da suspensão com controlo de amortecimento (1155 €) para maior conforto.

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AudiA5
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