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Cupra Ateca: guiámos o SUV desportivo de 300 cv
10:06 - 04-11-2018
 
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Cupra Ateca: guiámos o SUV desportivo de 300 cv

Cupra era o nome das versões mais desportivas da SEAT. Agora, autonomizada como marca virada para a criação de modelos desportivos, no futuro também vai englobar propostas eléctricas e electrificadas.

O Cupra Ateca é o primeiro modelo da nova marca. Conta com um motor 2.0 litros turbo de 300 cv e uma imagem e um chassis condizentes com o aumento de potência, numa proposta em que os principais concorrentes surgem no chamado segmento Premium, com opções como o Range Rover Evoque Si4 de 290 cv ou o Jaguar E-Pace P300 com 300 cv.

DESIGN. Em termos de imagem e dimensões, não há grandes diferenças entre o SEAT Ateca e o Cupra Ateca, mas os mais atentos vão reparar no spoiler anterior, na grelha dianteira com o logótipo Cupra, nas jantes de 19 polegadas e nas quatro saídas de escape e alguns detalhes estéticos específicos.

HABITÁCULO. No interior a situação é semelhante. O volante tem a assinatura Cupra, mas todo o sistema digital do painel de instrumentos e do ecrã central é semelhante ao que a SEAT lançou em 2018, quando apresentou este SUV. O painel de instrumentos pode ser configurado a gosto e, no modo de condução Cupra, assume o conta-rotações em destaque. 

Os forros e estofos são em alcantara e os bancos específicos podem, em opção, dar lugar a baquets. Na consola, entre os assentos dianteiros, surge o comando que permite escolher os "modos" de condução (Comfort, Sport, Individual, Snow, Offroad e Cupra). O espaço disponível para os ocupantes dos bancos traseiros e o volume da bagageira (485 litros) não se alteraram. 

MOTOR. O bloco 2.0 TSI com 300 cv é o mesmo que equipa o SEAT Leon Cupra. Debita 300 cv e está associado a uma caixa automática DSG7 com dupla embraiagem e tracção total permanente. A Cupra anuncia uma velocidade máxima de 247 km/h e 5,2 segundos para passar de 0 a 100 km, valores semelhantes aos que estão disponíveis no Leon com tracção integral.

AO VOLANTE. Este Cupra é bem rápido nos modos de condução mais dinâmicos (Sport e Cupra) que geram uma sonoridade desportiva aos escapes e até "rateres" em desaceleração, como acontece com o Leon Cupra. Em modo Comfort, o Ateca é muito discreto e pode passar despercebido.

Esta proposta pode ser aquilo que o condutor desejar, tanto mais que não é tão radical como o Leon Cupra. É antes um excelente compromisso para uma utilização no dia-a-dia, apesar de estar sempre pronto para maximizar o prazer de condução.

Cupra Ateca: guiámos o SUV desportivo de 300 cv

Em modo Sport ou Cupra, com a suspensão pilotada, exprime um carácter verdadeiramente desportivo, o que é notável para um veículo com estas características e uma altura ao solo significativa. Mas o centro de gravidade rebaixado e a relação da suspensão fazem com que mal se note o rolamento da carroçaria em curva, e isso garante toda a confiança ao condutor nas estradas secundárias mais sinuosas, com contínuas alterações de apoio.

Mais do que os 300 cv de potência, que já são uma mais-valia, o binário (400 Nm) disponível entre as 2.000 e as 5.200 rpm marcam a elasticidade do motor, com respostas rápidas nos regimes mais baixos e nos intermédios. A sétima velocidade é um pouco longa para poupar combustível, mas as restantes estão bem escalonadas e as passagens rápidas, garantidas pela caixa DSG7, ajudam a manter ritmos muito dinâmicos. 

Quando se adopta uma condução desportiva, desfrutando da qualidade do chassis e com a resposta rápida da caixa automática, os consumos sobem muito rapidamente para valores alarmantes, mas numa condução normal, em cidade e estrada, é possível realizar médias na casa dos 10 litros/100 km, o que é honesto para um veículo com esta potência e um peso de 1,6 toneladas.

Quem anda mais depressa necessita de bons travões e, se os discos (ventilados à frente) com 340 e 310 mm são eficientes e resistem bem ao aquecimento provocado por uma utilização contínua e violenta, estão disponíveis em opção discos Brembo, mais poderosos.

Este modelo surge como uma excelente opção para quem gosta do estilo SUV, mas não quer abrir mão de um veículo de carácter desportivo. Chega a Portugal no final do ano, com um preço a partir de 52.494 euros.

FICHA TÉCNICA

Motor: 2.0 TSI
Cilindrada: 1.984 cc
Potência máxima: 300 cv/5.300-6.500 rpm
Binário máximo: 400 Nm/2.000-5.200 rpm
Velocidade máxima: 247 km/h
0 a 100 km/h: 5,2 s
Consumo médio: 8,5 l/100 km
Emissões de CO2: 201 g/km
Preço desde: 52.494 € 

+ CARÁCTER. O comportamento e as performances fazem a diferença no universo SUV.

- FISCALIDADE. A tracção 4x4 tem vantagens e um peso fiscal penalizador no nosso país.

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