Os modelos híbridos "plug in", com baterias passíveis de serem carregadas com uma ligação à corrente, são a melhor alternativa para quem aposta na mobilidade eléctrica. Evitam os condicionalismos da autonomia e a morosidade dos carregamentos dos motores cem por cento eléctricos, e já há propostas tão interessantes como o BMW 530e iPerformance com 252 cv de potência combinada entre um bloco 2.0 de quatro cilindros a gasolina e um motor eléctrico.
DESIGN. Em termos de imagem, esta proposta da BMW não difere de qualquer outro modelo da Serie 5. Não podia ser de outra forma, é apenas mais uma alternativa na gama. Mas os mais atentos vão notar o "logo" eDrive no pilar traseiro e a tampa do acesso ao carregador das baterias atrás da cava da roda dianteira, que mostram que este é um Serie 5 diferente.
HABITÁCULO. O que acontece com a imagem exterior tem uma correspondência natural num habitáculo que pouco muda em termos de imagem, para além do painel de instrumentos digital com informações focadas para o carácter híbrido, complementado por um ecrã onde surge a navegação e tudo o que tem a ver com info-entretenimento e conectividade, onde a factura começa a subir. O som surround Harman/Kardon é excelente, mas custa 918 €, o comando gestual do ecrã central são mais 221 €, e a conectividade Bluetooth e USB com carregamento custa 496 €. Depois, é tudo a somar. Os bancos desportivos custam 536 € e quem quiser um simples cinzeiro/isqueiro tem de pagar 48,78 €...
MOTORES. O 530e utiliza o mesmo motor 2.0 litros de quatro cilindros que surge no 530i (184 cv), um bloco que já nos impressionou pela agilidade e consumos reduzidos. Está associado a um módulo híbrido, com base num motor eléctrico ligado à caixa automática ZF de oito velocidades. O desempenho combinado das duas unidades motrizes pode chegar aos 252 cv, com 420 Nm de binário, disponíveis perto das 1.000 rpm e disponíveis até às 5.000 rpm, o que garante o dinamismo deste modelo. Estas são as boas notícias. As más passam pelos cerca de 230 kg de peso do motor eléctrico, baterias, cablagens e electrónica associada.
AO VOLANTE. O 530e iPerformance é muito ágil e dinâmico e não fica nada a dever ao carácter desportivo da marca de Munique. Como todos os Serie 5, conta com uma regulação de suspensão mais confortável sem que isso belisque o comportamento em curva, o que merece aplausos.
Sendo um híbrido, o arranque é geralmente em modo eléctrico e a BMW reivindica a possibilidade de percorrer 50 km nestas condições. Admitimos que podemos ter um pé direito mais pesado do que os alemãs, pelo que achamos que 30 km será uma distância mais aceitável...
Mas a grande diferença deste 530e passa pelos modos de condução propostos. Para além do Ecopro, Comfort, Sport e Adaptative, já conhecidos em vários outros modelos da gama, também estão disponíveis três novas propostas à medida de uma condução híbrida: o Auto eDrive pode ser utilizado até 90 km/h numa perspectiva ecológica; o Maxi eDrive permite chegar aos 140 km/h, apenas em modo eléctrico e com as baterias em plena carga; e em Battery Control o condutor tem acesso a todo o potencial do motor eléctrico e do de combustão interna, podendo passar de 0 a 100 km/h em 6,2 segundos e atingir os 235 km/h, podendo também gerir esse potencial entre 30 e 100 por cento, ou carregar as baterias em andamento.
Uma coisa é certa: este 530e garante todo o prazer de condução. É ágil e muito dinâmico. Os 230 kg extra inerentes ao sistema eléctrico são compensados pela combinação entre o binário eléctrico instantâneo e um escalonamento adequado das relações da caixa de velocidades.
Mas, como é difícil ir contra as leis da física, o excesso de peso acaba por ser evidente nas alterações de eixo de apoio em curva e sobretudo nos consumos. Em cidade, onde a recuperação da energia das desacelerações e travagens é mais evidente, é possível realizar médias próximas dos 7,0 litros/100 km, mas em auto-estrada, quando a dinâmica deste modelo convida a andar para a frente, não é difícil ultrapassar os 8,5 litros/100 km. Não dá para ter "sol na eira e chuva no nabal"...
Ficha técnica
Motorização: Híbrida
MOTOR DE COMBUSTÃO
Cilindrada: 1.998 CC
Potência máxima: 184 cv/5.000-6.500 rpm
Binário máximo: 290 Nm/1.350-4.250 rpm
MOTOR ELÉCTRICO
Potência máxima: 113 cv/3.170 rpm
Binário máximo: 250 Nm/0-3.170 rpm
SISTEMA HÍBRIDO
Potência máxima: 252 cv
Binário máximo: 420 Nm
Velocidade máxima: 235 km/h
0 a 100 km/h: 6,2s
Consumo médio: 1,9 l/100 km
Emissões de CO2: 44 g/km
Preço desde: 62.200 €
Preço versão ensaiada: 77.769 €
+ DINÂMICA. O prazer de condução é inquestionável num modelo onde a electrificação pesa 230 kg.
- OPCIONAIS. Na BMW e nas suas congéneres alemães tudo é possível e tudo custa dinheiro. É sempre a somar...