Pesquisa
Ensaio

Ao volante do renovado Renault Kadjar. Está melhor?

15:23 - 29-06-2019
 
Ao volante do renovado Renault Kadjar. Está melhor?Ao volante do renovado Renault Kadjar. Está melhor?Ao volante do renovado Renault Kadjar. Está melhor?Ao volante do renovado Renault Kadjar. Está melhor?Ao volante do renovado Renault Kadjar. Está melhor?Ao volante do renovado Renault Kadjar. Está melhor?Ao volante do renovado Renault Kadjar. Está melhor?Ao volante do renovado Renault Kadjar. Está melhor?Ao volante do renovado Renault Kadjar. Está melhor?Ao volante do renovado Renault Kadjar. Está melhor?Ao volante do renovado Renault Kadjar. Está melhor?Ao volante do renovado Renault Kadjar. Está melhor?Ao volante do renovado Renault Kadjar. Está melhor?Ao volante do renovado Renault Kadjar. Está melhor?Ao volante do renovado Renault Kadjar. Está melhor?Ao volante do renovado Renault Kadjar. Está melhor?Ao volante do renovado Renault Kadjar. Está melhor?Ao volante do renovado Renault Kadjar. Está melhor?Ao volante do renovado Renault Kadjar. Está melhor?Ao volante do renovado Renault Kadjar. Está melhor?Ao volante do renovado Renault Kadjar. Está melhor?Ao volante do renovado Renault Kadjar. Está melhor?Ao volante do renovado Renault Kadjar. Está melhor?Ao volante do renovado Renault Kadjar. Está melhor?Ao volante do renovado Renault Kadjar. Está melhor?Ao volante do renovado Renault Kadjar. Está melhor?Ao volante do renovado Renault Kadjar. Está melhor?Ao volante do renovado Renault Kadjar. Está melhor?Ao volante do renovado Renault Kadjar. Está melhor?Ao volante do renovado Renault Kadjar. Está melhor?Ao volante do renovado Renault Kadjar. Está melhor?Ao volante do renovado Renault Kadjar. Está melhor?Ao volante do renovado Renault Kadjar. Está melhor?Ao volante do renovado Renault Kadjar. Está melhor?Ao volante do renovado Renault Kadjar. Está melhor?Ao volante do renovado Renault Kadjar. Está melhor?Ao volante do renovado Renault Kadjar. Está melhor?Ao volante do renovado Renault Kadjar. Está melhor?Ao volante do renovado Renault Kadjar. Está melhor?Ao volante do renovado Renault Kadjar. Está melhor?Ao volante do renovado Renault Kadjar. Está melhor?Ao volante do renovado Renault Kadjar. Está melhor?Ao volante do renovado Renault Kadjar. Está melhor?Ao volante do renovado Renault Kadjar. Está melhor?Ao volante do renovado Renault Kadjar. Está melhor?Ao volante do renovado Renault Kadjar. Está melhor?Ao volante do renovado Renault Kadjar. Está melhor?Ao volante do renovado Renault Kadjar. Está melhor?Ao volante do renovado Renault Kadjar. Está melhor?Ao volante do renovado Renault Kadjar. Está melhor?Ao volante do renovado Renault Kadjar. Está melhor?Ao volante do renovado Renault Kadjar. Está melhor?Ao volante do renovado Renault Kadjar. Está melhor?Ao volante do renovado Renault Kadjar. Está melhor?Ao volante do renovado Renault Kadjar. Está melhor?Ao volante do renovado Renault Kadjar. Está melhor?Ao volante do renovado Renault Kadjar. Está melhor?Ao volante do renovado Renault Kadjar. Está melhor?Ao volante do renovado Renault Kadjar. Está melhor?
Ao volante do renovado Renault Kadjar. Está melhor?Ao volante do renovado Renault Kadjar. Está melhor?Ao volante do renovado Renault Kadjar. Está melhor?Ao volante do renovado Renault Kadjar. Está melhor?Ao volante do renovado Renault Kadjar. Está melhor?Ao volante do renovado Renault Kadjar. Está melhor?Ao volante do renovado Renault Kadjar. Está melhor?Ao volante do renovado Renault Kadjar. Está melhor?Ao volante do renovado Renault Kadjar. Está melhor?Ao volante do renovado Renault Kadjar. Está melhor?Ao volante do renovado Renault Kadjar. Está melhor?Ao volante do renovado Renault Kadjar. Está melhor?Ao volante do renovado Renault Kadjar. Está melhor?Ao volante do renovado Renault Kadjar. Está melhor?Ao volante do renovado Renault Kadjar. Está melhor?Ao volante do renovado Renault Kadjar. Está melhor?Ao volante do renovado Renault Kadjar. Está melhor?Ao volante do renovado Renault Kadjar. Está melhor?Ao volante do renovado Renault Kadjar. Está melhor?Ao volante do renovado Renault Kadjar. Está melhor?Ao volante do renovado Renault Kadjar. Está melhor?Ao volante do renovado Renault Kadjar. Está melhor?Ao volante do renovado Renault Kadjar. Está melhor?Ao volante do renovado Renault Kadjar. Está melhor?Ao volante do renovado Renault Kadjar. Está melhor?Ao volante do renovado Renault Kadjar. Está melhor?Ao volante do renovado Renault Kadjar. Está melhor?Ao volante do renovado Renault Kadjar. Está melhor?Ao volante do renovado Renault Kadjar. Está melhor?Ao volante do renovado Renault Kadjar. Está melhor?Ao volante do renovado Renault Kadjar. Está melhor?Ao volante do renovado Renault Kadjar. Está melhor?Ao volante do renovado Renault Kadjar. Está melhor?Ao volante do renovado Renault Kadjar. Está melhor?Ao volante do renovado Renault Kadjar. Está melhor?Ao volante do renovado Renault Kadjar. Está melhor?Ao volante do renovado Renault Kadjar. Está melhor?Ao volante do renovado Renault Kadjar. Está melhor?Ao volante do renovado Renault Kadjar. Está melhor?Ao volante do renovado Renault Kadjar. Está melhor?Ao volante do renovado Renault Kadjar. Está melhor?Ao volante do renovado Renault Kadjar. Está melhor?Ao volante do renovado Renault Kadjar. Está melhor?Ao volante do renovado Renault Kadjar. Está melhor?Ao volante do renovado Renault Kadjar. Está melhor?Ao volante do renovado Renault Kadjar. Está melhor?Ao volante do renovado Renault Kadjar. Está melhor?Ao volante do renovado Renault Kadjar. Está melhor?Ao volante do renovado Renault Kadjar. Está melhor?Ao volante do renovado Renault Kadjar. Está melhor?Ao volante do renovado Renault Kadjar. Está melhor?Ao volante do renovado Renault Kadjar. Está melhor?Ao volante do renovado Renault Kadjar. Está melhor?Ao volante do renovado Renault Kadjar. Está melhor?Ao volante do renovado Renault Kadjar. Está melhor?Ao volante do renovado Renault Kadjar. Está melhor?Ao volante do renovado Renault Kadjar. Está melhor?Ao volante do renovado Renault Kadjar. Está melhor?Ao volante do renovado Renault Kadjar. Está melhor?

O Renault Kadjar consegui finalmente libertar-se das amarras das portagens "Classe 2" no nosso país e está pronto para bater o pé aos rivais, nomeadamente o "primo" Nissan Qashqai.

A marca francesa renovou esta versão e deixou-a mais preparada para a "luta" feroz a que a concorrência no segmento dos SUVs obriga. Conduzimos o Kadjar TCe 160 EDC com o nível de equipamento máximo, denominado Black Edition, e contamos-lhe agora como foi.

Imagem dinâmica

A imagem do Kadjar é marcada por linhas desportivas e dinâmicas. E se isso é verdade para a versão normal deste modelo, é ainda mais visível quando olhamos para a versão "Black Edition". A desportividade deste nível de equipamento é vincada pelos vários apontamentos cromados na carroçaria, sobretudo ao nível dos pára-choques e nas barras do tejadilho, e pelas capas dos espelhos e jantes em preto.

Habitáculo merece destaque

Mas se a imagem exterior dá nas vistas, é no habitáculo que este Kadjar mais se destaca. É certo que a versão que ensaiámos estava bastante equipada, mas é impossível não aplaudir o trabalho que a Renault realizou no interior deste SUV.

A qualidade dos materiais não passa despercebida, ainda que continuem a existir alguns plásticos demasiado duros. Porém, o desenho dos bancos em pele é muito confortável e permite uma excelente posição de condução. Ainda assim, são suficientemente desportivos para garantirem um bom apoio lateral em curva.

O tejadilho panorâmico ajuda a criar a sensação de um habitáculo mais amplo e a verdade é que o Kadjar tem espaço para dar e vender. Com 4.489 mm de comprimento e 1.836 mm de largura, tem oferece uma habitabilidade assinalável e 472 litros de volume na bagageira. Porém, a entrada para os bancos traseiros podia ser facilitada se o ângulo de abertura das portas fosse mais amplo.

O ecrã multimédia sofreu alterações mas, na nossa opinião, continua algo confuso de operar. Requer habituação e há passos que não são suficientemente intuitivos, ainda assim, destacamos o sistema de som Bose que equipava esta versão. 

Ágil mas nada poupado

O motor a gasolina de 4 cilindros de 1.3 litros produz 160 cv de potência às 5500 rpm e 260 Nm de binário máximo às 1750 rpm. Estes números permitem uma aceleração dos 0 aos 100 km/h em 9,3 segundos e uma velocidade máxima de 210 km/h.

Ao volante desta versão sentimos sempre que este motor desenvolve bastante em distâncias curtas e isso fica evidente sempre que "puxamos" por ele. Porém, e durante os vários dias que passámos com este modelo, sentimos que é difícil ficar abaixo dos 7.0 litros por cada 100 quilómetros, ainda que os consumos anunciados pela Renault se fiquem pelos 5.7 l/100 km.

Este motor surge associado a uma caixa automática EDC de sete relações que tem apenas um defeito: a pega, que é demasiado alta e oscila com alguma facilidade. Mas este é, apenas, um problema de design e ergonomia, já que quanto ao resto esta caixa é muito competente e "despachada".

Apesar de ter 1.607 mm de altura e de pesar quase 1.5 toneladas, este Kadjar oscila muito pouco em curva e consegue proporcionar uma experiência dinâmica q.b. em estrada aberta. Ainda assim, convém lembrar que este é um familiar e que é na habitabilidade e na posição de condução onde marca mais pontos.

Capaz fora de estrada?

Tal como acontece com a grande maioria dos seus rivais, o Renault Kadjar está longe de ser uma proposta feita à medida de incursões por terrenos mais radicais. É certo que tem 20 cm de altura ao solo, e neste campo bate rivais como o Hyundai Tucson (17 cm) ou o Skoda Karoq (17 cm), mas não está preparado para muito mais do que "estradões" de terra.

Ainda assim, isto está longe de ser um problema, já que a maioria dos clientes deste tipo de carroçaria quase nunca sente necessidade de os levar para percursos mais agrestes. Ainda assim, fica o reparo.

Conclusão

O Renault Kadjar deu um salto em frente em termos de qualidade e é uma proposta muito interessante. Contudo, se optar pela versão Black Edition com a motorização TCe 160 EDC, saiba que os preços arrancam nos 34.438 euros. Não é barato, mas é o preço a pagar por uma versão mais exclusiva e que está decorada com elementos desportivos que transformam a imagem deste SUV.

Ficha Técnica

Motor: 4 cilindros a gasolina de 1.3 litros
Cilindrada: 1.333 cc
Potência Máxima: 160 cv (às 5500 rpm)
Binário Máximo: 260 Nm (às 1750 rpm)
Velocidade Máxima: 210 km/h
0-100 km/h: 9.3 s
Consumo Médio: 5.7 l/100 km
Emissões CO2: 135 gr/km

Preço desde: 34.438 euros

+ Caixa EDC. A caixa automática EDC de sete relações revelou-se eficiente em cidade e com uma resposta muito rápida

- Multimédia. A apontar um defeito terá que ser o sistema multimédia algo confuso do Kadjar. Porém, o sistema de som Bose merece aplausos

Faltam 300 caracteres
Comentário enviado com sucesso
Subscrever Newsletter
pub
×
Enviar artigo por email

Restam 350 caracteres

×
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login. Caso não esteja registado no site de Aquela Máquina, efectue o seu registo gratuito.