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Ensaio

Ao volante do novo SEAT Leon: imagem arrojada e… muita qualidade!

15:26 - 24-05-2020
 
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Conduzimos o novíssimo SEAT Leon: agora em vídeo!

Num mercado cada vez mais dominado pelos SUV, que tomam conta de todos os segmentos, o SEAT Leon renovou-se e está pronto para a "luta". Manteve alguns dos elementos de que tanto gostamos nos modelos do segmento C e ganhou novos atributos que o colocam numa posição de destaque face a algumas propostas da concorrência.

Escusado será dizer que esta nova geração do Leon é um lançamento de extrema importância para a SEAT, ou não fosse este modelo o mais vendido da fabricante espanhola: em 2019, a SEAT vendeu mais de 150 mil unidades do Leon. E depois de um primeiro contacto com a versão 1.5 eTSI de 150 cv e caixa DSG, posso dizer que o Leon superou todas as expectativas. Pelo menos as minhas.

Assente na base rolante MQB Evo e na plataforma electrónica que também encontramos nos "primos" Volkswagen Golf e Audi A3, o novo Leon, que agora entra na sua quarta geração, começa por destacar-se pela imagem exterior, detalhe sempre de enorme importância neste segmento.

Mais espaçoso que o "primo " VW Golf

Com um design bastante mais arrojado do que o do seu "primo" VW Golf, o novo SEAT Leon cresceu 8 cm em comprimento, está 16 mm mais estreito, 3 mm mais baixo e tem uma distância entre-eixos 5 cm superior à do Golf e do Audi A3. Como tal, oferece mais espaço no interior, sobretudo nos bancos traseiros e na bagageira, que oferece 380 litros de carga.

E já que falei nos bancos traseiros, importa já dizer que é possível acomodar de forma muito confortável dois adultos com 1,85 metros de altura. Porém, e tal como acontece com todos os modelos que assentam nesta plataforma, o volumoso túnel central faz com que quem viaje ao meio se sinta algo incomodado. 

A unidade que testei não só contava com saídas de ventilação atrás como tinha regulação própria de temperatura que pode ser vista num pequeno visor digital. Destacam-se ainda as duas portas UBS, ambas do tipo "C".

Imagem mais arrojada e… premium!

Mas voltando à imagem do SEAT Leon, é fácil perceber que está muito mais agressiva e a "culpa" é da grelha dianteira com uma forma tridimensional e da assinatura luminosa muito expressiva. Com um capot bastante longo e com um pára-brisas mais recuado e mais vertical, o Leon tem um perfil muito impactante e um "feeling" bastante mais "premium".

Tendo em contas estes elementos, é fácil encontrar várias tendências apresentadas no SEAT Tarraco e a traseira não é excepção, com a faixa de LED que une os dois farolins. Pode não ser uma solução unânime, mas na minha opinião é um elemento visual que distingue esta proposta das restantes. Eu gosto.

E por falar em "feeling premium", os retrovisores que projectam no chão um circulo de luz e a palavra "Hola!" Também contribuem nesse sentido.

Posição de condução continua muito baixa

Assim que me sentei ao volante do novo Leon, a primeira coisa que senti foi que a posição de condução continua a ser mais baixa do que a da maioria das propostas do segmento, detalhe que é acentuado pelos bancos de cariz desportivo da versão FR que pude conduzir.

O volante, que tem um desenho totalmente novo, tem uma pega fantástica e um "feeling" desportivo. Quanto às patilhas da caixa de velocidades, estão fixas e continua a ser demasiado pequenas, uma crítica que se estende a vários modelos do grupo VW.

Tecnologia não falta…

No centro destaca-se o novo ecrã táctil - que pode ter 8,25’’ ou 10’’ - que permite controlar quase tudo. É muito fácil de visualizar e ao fim de alguns minutos de uso revela-se igualmente fácil de operar. Mas confesso que gostava que estivesse ligeiramente mais bem integrado no tablier e que estivesse ligeiramente mais virado para o condutor.

Este sistema integra ainda um cartão eSIM que permite actualizações "over the air" e navegação com base no "online", isto já para não falar da "app" de smartphone que nos permite controlar o Leon à distância.

Quanto ao painel de instrumentação digital, que é de série nas versões mais equipadas, impressiona pela facilidade de leitura e está muito bem integrado com os comandos do volante, que nos permitem navegar com rapidez entre os vários tipos de informação a apresentar.

E o motor?

Antes de falar da versão testada, importa dizer que o novo SEAT Leon está disponível com um motor de três cilindros a gasolina de um litro, com 110 cv, com um 1.5 a gasolina de quatro cilindros co 130 cv, ambos com um turbo de geometria variável, com um 1.5 eTSI "mild-hybrid" de 150 cv, com a já habitual versão a gás natural e com um híbrido plug-in com 204 cv de potência combinada, sendo que estas duas últimas versões ainda não chegaram ao nosso país. A somar a isto ainda conta com um bloco 2.0 TDI que pode assumir dois níveis de potência: 115 e 150 cv.

Mas a proposta que tive oportunidade de conduzir é, curiosamente, aquela que mais curiosidade me despertava, a 1.5 eTSi de 150 cv e caixa DSG de 7 velocidades. Esta versão conta com tecnologia de 48 V e motor de arranque/alternador, com o sistema a ser capaz de recuperar energia na desaceleração (até 12 kW), que depois armazena numa pequena bateria de iões de lítio.

Isto permite que o motor a gasolina seja desligado sempre que o carro se desloque apenas pela própria inércia ou a baixas cargas do acelerador. Mas mais importante ainda, garante um impulso eléctrico de 50 Nm de binário nas retomas de velocidade. Pode parecer pouco, mas acredite que se nota!

Uma dupla que marca pontos

A dupla 1.5 eTSI e caixa DSG de sete velocidades destaca-se, essencialmente, pela boa resposta a regimes mais baixos e pelos consumos. O binário máximo de 250 Nm fica logo disponível a partir das 1500 rpm e isso faz com que a resposta do Leon seja sempre muito rápida. Tirámos proveito desta "arma" nas curvas mais rápidas da Serra de Sinta e nas manobras no trânsito da cidade.

A caixa DSG de dupla embraiagem de sete velocidades mostrou-se sempre rápida e muito suave, marcando imensos pontos em situações de utilização do dia-a-dia.

A versão FR conta com uma suspensão com uma especificação mais desportiva e a unidade que conduzi acrescentava ainda o amortecimento regulável DCC, que além dos níveis de amortecimento associados aos modos de condução disponíveis (Eco, Comfort, Sport e Individual) ainda permite uma regulação manual que pode variar entre 15 posições distintas. 

Começámos este ensaio de estrada no modo Comfort e rapidamente percebemos que as estradas em pior estado não são problema para os ocupantes, já que a suspensão, que nesta versão usa eixo de torção atrás, faz um óptimo trabalho a anular todas as irregularidades do asfalto.

Assim que mudei para Normal, notei de imediato a direcção ligeiramente mais responsiva e o acelerador mais sensível. Pouco depois lancei-me em busca dos consumos ideais e aí é obrigatório andar no modo Eco, que associado ao sistema de desactivação de cilindros e da função de "bolina" da caixa DSG, nos permite alcançar registos muito interessantes: em auto-estrada, no modo ECO e a cumprir os limites de velocidade, é possível andar na casa dos 5.0 l/100 km.

Como se portou na exigente Serra de Sintra?

Chegado à Serra de Sintra, era hora de colocar este Leon em modo Sport e tirar todas as dúvidas. E aqui, tenho de referir duas coisas: a suspensão, que fica demasiado dura, e a direcção, que fica demasiado pesada. Felizmente tudo isso é ajustável no modo Indivudual, que nos permite criar a afinação que melhor se ajusta a nós. A meu ver, a direcção tem o peso ideal quando está em "normal".

Resolvido este problema, foi hora de acelerar e de levar este Leon ao limite. E ao fim de alguns minutos já conseguia perceber várias coisas: este Leon FR tem um comportamento muito interessante em curva deixa-nos entrar em curva de forma muito precisa e a tracção é sempre a ideal.

Não espere que a traseira seja dada a grandes liberdades, porque não é. E o facto de o ESP não se poder desligar faz com que a experiência não seja a mais completa para aqueles condutores mais exigentes. Mas de acordo com a concorrência, o comportamento do Leon FR em estradas de montanha revelou-se muito positivo.

Mas se adoptar um estilo de condução mais desportivo, de forma a tirar todo o proveito dinâmico deste modelo, prepare-se para ver os consumos disparar: na Serra de Sinta fiz médias superiores a 12,5 l/100 km.

Vale a pena?

O Leon evoluiu muito e isso fica visível em quase todos os aspectos desta quarta geração do modelo. A conectividade, a tecnologia e os sistemas de auxílio à condução deram um salto enorme e colocam este Leon a par da concorrência mais directa.

A qualidade de construção está o nível do que a marca espanhola já nos habituou. Os materiais usados no habitáculo são de qualidade, não existem plásticos "baratos" na zona superior do tablier e da consola e não se notam ruídos parasitas, fruto dos esforços feitos no campo da insonorização.

A dupla "1.5 eTSI + caixa DSG" surpreendeu-me pela positiva e revelou-se sempree adequada para as situações em que me encontrei: primeiro em cidade, depois em auto-estrada e, por fim, num percurso mais exigente, na Serra de Sintra.

A resposta do motor é óptima, o peso da direcção é fantástico e a suspensão permite um bom compromisso entre conforto e dinamismo, basta saber navegar entre os vários modos existentes.

Por fim, a imagem. E aqui, o novo SEAT Leon marca muitos pontos. Respeitando a linguagem visual que a marca espanhola tinha estreado no Tarraco, o novo Leon assume-se com uma imagem mais agressiva e impactante, fruto da assinatura luminosa distinta e da grelha dianteira bastante angulosa. 

Contas feitas, este Leon tem muitos e bons argumentos para vingar no competitivo segmento C. Disso não tenho dúvidas.

Quanto custa?

Disponível no mercado nacional desde o dia 21 de Maio, a gama do novo SEAT Leon arranca nos 24.907 euros da versão 1.0 TSI Reference. Quanto à versão testada, a 1.5 eTSI FR de 150 cv, começa nos 33.227 euros.

Conduzimos o novíssimo SEAT Leon: agora em vídeo!



Ficha Técnica - SEAT Leon 1.5 eTSI

Motor

1.5 TSI mHEV

Potência máxima

110kW/150CV / 5,000 – 6,000

Caixa de velocidades

DSG

Cilindros/Válvulas

4-cil - 16v

Cilindrada

1,498 cc

Diâmetro e curso

74.5 / 85.9

Taxa de compressão

10.5

Binário máximo

250Nm / 1,500 – 3,500

Aceleração (0-100km/h)

8.4 seg

Velocidade máxima

221km/h

Consumo (l/100km)

WLTP: 5.6 – 6.4

Emissões de CO2 (g/km)

WLTP: 127-144

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David Venade   12:11 - 25-05-2020
Os carros estão todos iguais, que falta de imaginação, parece um focus, hyundai, serie 1... mais do mesmo com outra marca
Luis Rocha_trabalho   16:19 - 25-05-2020
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enfim, mais uma copiança. SEAT copiou Ford Focus
tristeza
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David Venade   12:11 - 25-05-2020
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Os carros estão todos iguais, que falta de imaginação, parece um focus, hyundai, serie 1... mais do mesmo com outra marca
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