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Ensaio

Ao volante do novo Mazda3 com motor SKYACTIV-G a gasolina de 2.0 litros

12:15 - 21-06-2019
 
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O novo Mazda3 está prestes a receber um revolucionário motor SKYACTIV-X, um bloco a gasolina que promete consumos típicos de um diesel, mas enquanto isso não acontece, fomos conhecer este "hatchback" com um bloco a gasolina SKYACTIV-G de 2.0 litros.

Design apurado

Falar do novo Mazda3 obriga a falar da sua imagem. Serão poucos os que não reconhecem que a forma final do Mazda3 está muito bem conseguida e que a linguagem de design da marca japonesa está ao nível do que melhor se faz na indústria automóvel actual.

Destacam-se as linhas fluidas da carroçaria e o "olhar" agressivo vincado pelos grupos ópticos rasgados e pela enorme grelha dianteira. Este modelo, que volta a contar com uma reinterpretação da filosofia de design Kodo, está agora mais baixo e mais largo, detalhes que ajudam a vincar o seu carácter desportivo.

Interior requintado

A Mazda investiu muito no desenvolvimento do habitáculo do novo Mazda3 e isso deu muitos (e bons!) frutos. Assim que entramos dentro do Mazda3 é impossível não reparar na qualidade dos materiais que nos rodeia e no nível de acabamentos, marcados pelo contraste entre a pele, alguns plásticos (de muito boa qualidade) e pelos apontamentos cromados.

O bancos, de recorte mais desportivo, são ideais para nos manterem no sítio quando queremos levar este Mazda3 ao limite, mas são em pele e encaixam na perfeição com o resto do habitáculo. Contudo, importa dizer que os bancos em pele só estão disponíveis no nível de equipamento Excellence.

Este é, de resto, o nível de equipamento mais completo deste modelo, uma vez que conta com faróis LED adaptativo, 360º View Monitor, sistema de som da Bose e bancos com regulação eléctrica e com memória de posição de condução. A isto ainda se junta um sistema de "head-up" display no pára-brisas, um display multimédia com compatibilidade com Android Auto e Apple CarPlay e muitos sistemas de auxílio à condução.

O ecrã central deste modelo não é táctil e isso pode fazer alguma confusão no início. Ainda assim, podemos assegurar que o tempo de habituação é muito rápido e que o comando rotativo que o controla cumpre muito bem a sua missão.

A maior crítica ao habitáculo do Mazda3 terá que ser o espaço para os passageiros do banco traseiro e a capacidade da bagageira. Ainda assim, importa dizer que a habitabilidade dos dois bancos dianteiros se destaca, bem como a posição de condução e os espaços para arrumação.

Condução desportiva

A versão que conduzimos contava com um motor a gasolina SKYACTIV-G de 2.0 litros que é auxiliado por um sistema "mild-hybrid" de 24V que é formado por um motor eléctrico, accionado por correia, e por um "pack" de baterias com 600 kJ de capacidade.

Esta motorização, que tem a capacidade de desactivar dois dos seus quatro cilindros para optimizar os consumos de combustível, surge associada a uma caixa manual de seis velocidades - também está disponível uma caixa automática de seis relações - que permite uma aceleração dos 0 aos 100 km/h em 10,4 segundos e uma velocidade máxima de 197 km/h.

Esta dupla - motor e caixa - é muito elástica e faz com que o Mazda3 "dispare" quando assim o exigimos, mas por vezes fica a ideia de que este chassis pede muito mais potência. E isso só quer dizer uma coisa, é que este chassis é mesmo um dos maiores trunfos deste modelo e um dos aspectos que mais nos impressionou.

Se a este chassis juntarmos uma direcção bastante leve e precisa e uma suspensão que assume um bom compromisso entre o conforto e um comportamento mais dinâmico, obtemos um resultado final assinalável e sensações ao volante que merecem aplausos.

Quanto custa?

A proposta mais barata da gama é a SKYACTIV-G de 2.0 litros com o nível de equipamento Evolve e sem qualquer "pack" opcional seleccionado. O preço para esta versão começa nos 26.408 euros.

Contudo, a proposta que conduzimos tem um preço que começa nos 31.756 euros. O motor é o mesmo SKYACTIV-G de 2.0 litros com 122 cv, mas o nível de equipamento é o mais alto: "Excellence". Este nível de equipamento já inclui os "packs" opcionais "i-ACTIVSENSE Pack", que custa 1010 euros, o "Sport’s Pack", que custa 818.10 euros, o "Pack Safety", que custa 848.40 euros e o "Pack Bose", que custa 515.10 euros.

Ensaio Mazda3 - Ficha Técnica
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