Pesquisa

Pesquisar Efemérides

Não foi encontrado efemérides para o dia selecionado
Efemérides

19 de Setembro de 1909: Nasceu “Ferry” Porsche

00:02 - 19-09-2016
  13
19 de Setembro de 1909: Nasceu “Ferry” Porsche19 de Setembro de 1909: Nasceu “Ferry” Porsche19 de Setembro de 1909: Nasceu “Ferry” Porsche19 de Setembro de 1909: Nasceu “Ferry” Porsche19 de Setembro de 1909: Nasceu “Ferry” Porsche19 de Setembro de 1909: Nasceu “Ferry” Porsche19 de Setembro de 1909: Nasceu “Ferry” Porsche19 de Setembro de 1909: Nasceu “Ferry” Porsche19 de Setembro de 1909: Nasceu “Ferry” Porsche19 de Setembro de 1909: Nasceu “Ferry” Porsche19 de Setembro de 1909: Nasceu “Ferry” Porsche19 de Setembro de 1909: Nasceu “Ferry” Porsche19 de Setembro de 1909: Nasceu “Ferry” Porsche19 de Setembro de 1909: Nasceu “Ferry” Porsche19 de Setembro de 1909: Nasceu “Ferry” Porsche19 de Setembro de 1909: Nasceu “Ferry” Porsche19 de Setembro de 1909: Nasceu “Ferry” Porsche19 de Setembro de 1909: Nasceu “Ferry” Porsche19 de Setembro de 1909: Nasceu “Ferry” Porsche19 de Setembro de 1909: Nasceu “Ferry” Porsche19 de Setembro de 1909: Nasceu “Ferry” Porsche19 de Setembro de 1909: Nasceu “Ferry” Porsche19 de Setembro de 1909: Nasceu “Ferry” Porsche19 de Setembro de 1909: Nasceu “Ferry” Porsche19 de Setembro de 1909: Nasceu “Ferry” Porsche19 de Setembro de 1909: Nasceu “Ferry” Porsche19 de Setembro de 1909: Nasceu “Ferry” Porsche19 de Setembro de 1909: Nasceu “Ferry” Porsche19 de Setembro de 1909: Nasceu “Ferry” Porsche19 de Setembro de 1909: Nasceu “Ferry” Porsche19 de Setembro de 1909: Nasceu “Ferry” Porsche19 de Setembro de 1909: Nasceu “Ferry” Porsche19 de Setembro de 1909: Nasceu “Ferry” Porsche19 de Setembro de 1909: Nasceu “Ferry” Porsche19 de Setembro de 1909: Nasceu “Ferry” Porsche19 de Setembro de 1909: Nasceu “Ferry” Porsche
19 de Setembro de 1909: Nasceu “Ferry” Porsche19 de Setembro de 1909: Nasceu “Ferry” Porsche19 de Setembro de 1909: Nasceu “Ferry” Porsche19 de Setembro de 1909: Nasceu “Ferry” Porsche19 de Setembro de 1909: Nasceu “Ferry” Porsche19 de Setembro de 1909: Nasceu “Ferry” Porsche19 de Setembro de 1909: Nasceu “Ferry” Porsche19 de Setembro de 1909: Nasceu “Ferry” Porsche19 de Setembro de 1909: Nasceu “Ferry” Porsche19 de Setembro de 1909: Nasceu “Ferry” Porsche19 de Setembro de 1909: Nasceu “Ferry” Porsche19 de Setembro de 1909: Nasceu “Ferry” Porsche19 de Setembro de 1909: Nasceu “Ferry” Porsche19 de Setembro de 1909: Nasceu “Ferry” Porsche19 de Setembro de 1909: Nasceu “Ferry” Porsche19 de Setembro de 1909: Nasceu “Ferry” Porsche19 de Setembro de 1909: Nasceu “Ferry” Porsche19 de Setembro de 1909: Nasceu “Ferry” Porsche19 de Setembro de 1909: Nasceu “Ferry” Porsche19 de Setembro de 1909: Nasceu “Ferry” Porsche19 de Setembro de 1909: Nasceu “Ferry” Porsche19 de Setembro de 1909: Nasceu “Ferry” Porsche19 de Setembro de 1909: Nasceu “Ferry” Porsche19 de Setembro de 1909: Nasceu “Ferry” Porsche19 de Setembro de 1909: Nasceu “Ferry” Porsche19 de Setembro de 1909: Nasceu “Ferry” Porsche19 de Setembro de 1909: Nasceu “Ferry” Porsche19 de Setembro de 1909: Nasceu “Ferry” Porsche19 de Setembro de 1909: Nasceu “Ferry” Porsche19 de Setembro de 1909: Nasceu “Ferry” Porsche19 de Setembro de 1909: Nasceu “Ferry” Porsche19 de Setembro de 1909: Nasceu “Ferry” Porsche19 de Setembro de 1909: Nasceu “Ferry” Porsche19 de Setembro de 1909: Nasceu “Ferry” Porsche19 de Setembro de 1909: Nasceu “Ferry” Porsche19 de Setembro de 1909: Nasceu “Ferry” Porsche
Ferdinand Anton Ernst Porsche, ou mais simplesmente "Ferry" Porsche, nasceu a 19 de Setembro de 1909 em Wiener Neustadt, a sul de Viena de Áustria. Foi o segundo filho de Anton Porsche, estudou física e engenharia, mas nunca se formou. Em 1932 tornou-se um colaborador activo do seu pai e esteve envolvido do desenvolvimento do primeiro Volkswagen, antes da II Guerra Mundial, mas também no projecto de desenvolvimento dos blindados que fizeram história durante o conflito.

Em 1935, "Ferry" casou com Dorothea Reitz e veio a ter quatro filhos: Ferdinand "Butzi", Gerhard, Peter e Wolfgang.

No final da guerra, pai e filho foram presos pelos Aliados, mas o jovem "Ferry" foi rapidamente libertado. Reuniu antigos colaboradores e recomeçou a trabalhar. Desenhou e construiu um monolugar equipado com um motor Fiat para a Cisitalia, mas o seu objectivo era diferente.

Em 1947 começou a desenhar o Type 356 com base em elementos que tinham a ver com os Volkswagen, numa altura em que Anton Porsche foi ilibado da acusação de crimes de guerra e muitos acreditam que o verdadeiro motivo da sua prisão passou pela recusa em colaborar com a indústria automóvel francesa.

Em Agosto de 1948 foi registado o primeiro protótipo do Porsche 356 e, em Julho do ano seguinte, o modelo com um chassis tubular, motor central traseiro e uma carroçaria em alumínio, ganhou a sua "Classe" numa corrida em Estugarda. No mês seguinte a Porsche assinou um contrato com a VW para garantir o acesso a peças e para a utilização da rede de concessionários da marca para distribuir os seus carros. Entre 1948 e 1950 foram produzidos 52 unidades do 356.

Nessa altura, a Porsche, que deixara Estugarda depois da guerra, regressou à cidade alemã onde ainda hoje esta sedeada e só em 1950 foram produzidos 369 modelos e no ano seguinte a marca festejou a saída da fábrica do 500º modelo do 356. Foram tempos de afirmação e de sucessos, como a vitória na Classe de 1,1 litros de cilindrada nas 24 Horas de Le Mans com um coupé 356/2 com uma carroçaria em alumínio com 46 cv para 640 kg de peso. Foi o início de uma relação entre a marca alemã e a corrida francesa, que ainda hoje é muito próxima.

Em 1956 foi produzido o Porsche 10 000 e, três anos depois, foi tomada a decisão de criar o sucessor do 356. Foram os primeiros passos do mítico 911 onde "Ferry" Porsche contou com a colaboração do seu filho Ferdinand Alexander "Butzi", que teve um papel fundamental no design, e do sobrinho Ferdinand Piech, que trabalhou o seis cilindros boxer.

O primeiro 901 foi apresentado ao público a 12 de Setembro de 1963 no Salão Automóvel de Frankfurt, mas como o nome estava registado pela Peugeot, a Porsche foi obrigada a adoptar a referência 911. A produção começou em 1964, mas a produção do 356 só terminou em 1965 depois de serem produzidas 78 mil unidades.

Sob a sua gestão, surgiram modelos como o 914, o 924 e o 928, que em 1984 teve uma versão especial com o chassis-longo para permitir a montagem de quatro assentos. Foi o primeiro Porsche de quatro lugares e um modelo realizado para celebrar os 75 anos de "Ferry" Porsche.

Em 1990 abandonou todos os cargos na Porsche, mas no ano seguinte ainda impediu o lançamento do 989, que poderia ter dado origem ao primeiro Porsche de quatro portas. Em 1998 morreu aos 89 anos em Zell am See, na Áustria.
Faltam 300 caracteres
Comentário enviado com sucesso
Subscrever Newsletter
pub
×
Enviar artigo por email

Restam 350 caracteres

×
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login. Caso não esteja registado no site de Aquela Máquina, efectue o seu registo gratuito.