A Volvo juntou-se à Renova para iniciar testes do seu camião do lixo autónomo pelas ruas da Suécia.
Baseado no Volvo FM 330, este camião utiliza o GPS e sensores para ter noção do mapa, posição e avaliação da área à sua volta. A primeira vez que o camião viaja em áreas novas, tem de ser conduzido manualmente até registar todo o percurso. Quando regressar ao local, o veículo saberá que caminho fazer e onde deve parar.
Quando o camião faz a sua primeira recolha, o condutor deve sair e despejar o primeiro contentor do lixo, depois deve basta pressionar um botão para que o camião viaje até à próxima paragem.
O veículo viaja normalmente para trás, de forma a orientar sempre o depósito para perto do trabalhador, permitindo também um maior controlo do comportamento do camião. Uma manobra que seria complicada para um humano mas que a Volvo considera segura, para qualquer direcção, graças a sua tecnologia autónoma.
A fase de testes deve continuar até ao final do ano e será seguida de uma extrema avaliação de funcionalidade, segurança e de receptividade por partes dos outros condutores e residentes. A Volvo Trucks está optimista em relação aos resultados obtidos e espera introduzir esta tecnologia em outros locais de trabalho com veículos pesados.