Deixando um pouco de lado os automóveis, mostramos uma das mais recentes criações da Toyota, o Human Assist Robot (HSR), um robot para ajudar pessoas com incapacidades físicas. O escolhido para servir de exemplo para este vídeo foi Romulo Camargo, um veterano do exército americano e antigo soldado das forças especiais que esteve na guerra do Afeganistão, em 2008, e que ficou paralisado da cabeça para baixo depois de ter levado um tiro no pescoço.
A Toyota tem trabalhado com Romulo e a sua mulher, Gaby, desde 2015, altura em que a empresa ajudou o casal a fundar a Stay In Step, uma organização sem fins lucrativos que pretende ajudar pessoas na reabilitação de ferimentos na coluna. A marca japonesa tem trabalhado para devolver independência a pessoas como Romulo, com a ajuda de robots.
A empresa revelou o HSR no dia 30 de Junho, numa cerimónia no Daytona International Speedway, como parte dos eventos pré-corrida. "Na Toyota, estamos comprometidos em enriquecer vidas oferecendo mobilidade avançada, seja a atravessar a cidade ou uma sala. Isso inclui o desenvolvimento de soluções tecnológicas para dar assistência a pessoas com mobilidade reduzida", afirmou Doug Moore, senior manager of technology and human support da Toyota.
O robot foi pensado para desempenhar tarefas simples como abrir uma porta ou trazer uma garrafa de água, algo por vezes tão difícil para estas pessoas que ficam dependentes de outros.