A marca sueca Einride mostrou o protótipo de um camião eléctrico autónomo que quer ver nas estradas do país nos próximos anos. Com o nome de T-pod, o veículo do futuro está a ser apresentado como algo além de um camião que anda sozinho, mas mais como uma forma inovadora de transporte de mercadorias. Sem que exista qualquer lugar para condutor, o T-pod pode maximizar a capacidade de carga, levando até 15 paletes com produtos, apesar de só ter sete metros de comprimento.
A Enride adoptou uma forma única para o design do camião e equipou-o com um sistema autónomo de condução inovador. Esta configuração permite que o veículo pode conduzir-se em auto-estrada e, em situações mais complicadas pode ser controlado remotamente com um condutor a operar desde um escritório.
A empresa pretende ter uma frota de 200 unidades a andar pela Suécia até 2020 e dará início ao projecto com uma rota de 219 quilómetros entre Gotemburgo e Helsimburgo.
"Estamos agora num tempo crucial não só para a Einride, mas também para o futuro do transporte. Através da tecnologia existente fomos capazes de criar um sistema para o futuro, mas que envolve coragem e dedicação. Aceitar esta mudança é também uma responsabilidade", afirmou Robert Falck, CEO da Einride.