No volante, no "tablier", nos bancos, nos pilares, na consola (para os joelhos) e, mais raramente, até nos cintos de segurança traseiros. Os nossos automóveis estão cheios de "airbags" para garantir a melhor segurança passiva possível, em caso de acidente, mas a Hyundai acaba de acrescentar um novo… por cima da cabeça!
A marca sul-coreana inventou o primeiro "airbag" para os automóveis equipados com tecto de abrir, em especial os que têm esse componente em vidro, ou tão-só para os que têm daqueles vastos tejadilhos panorâmicos em vidro. É verdade que são feitos em vidro temperado e de alta resistência ao choque, mas tudo tem limites e a Hyundai preocupou-se com a possibilidade de os ocupantes de um veículo sofrerem lesões graves no caso deste capotar. Obviamente que isso só deverá suceder no caso de condutor ou passageiros viajarem sem o cinto de segurança colocado, mas é sempre uma possibilidade e há que mitigar os efeitos devastadores de uma situação dessas.
A inovação do fabricante sul-coreano passa por instalar todo o "airbag" e o mecanismo para o insuflar no interior do mecanismo do tejadilho em vidro. Quando um sensor detecta que o veículo está prestes a capotar, o "airbag" enche-se de trás para a frente num "piscar de olhos" de oito centésimos de segundo, cobrindo toda a área do tejadilho. Podendo até ser usado nos maiores tejadilhos panorâmicos em vidro que cobrem praticamente todo o habitáculo.
Segundo a Hyundai, este novo "airbag" é suficientemente resistente para impedir que os ocupantes do veículo sejam "cuspidos" para fora do habitáculo – os que não têm cinto… - reduzindo drasticamente a possibilidade de ferimentos graves. Mas o ideal mesmo é que todos tenham sempre o cinto de segurança colocado! A Hyundai também não anunciou quando estará em condições de começar a equipar os seus carros com esta inovação.