A Mercedes pode ter hoje os olhos da Fórmula 1 todos centrados na sua sessão de filmagens em Silverstone, onde desvendará o W08. Mas não foi a primeira equipa a levar um carro até à pista, essa pequena honra coube à Sauber que, depois de ter sido a
primeira a mostrar fotos reais do carro de 2017 –
as imagens do Williams FW40 eram sintetizadas em computador – foi também a primeira a filmá-lo a andar, na pista de Barcelona.
Marcus Ericsson fez o baptismo do C36/Ferrari, percorrendo os 100 km a que as equipas estão autorizadas nestas sessões de filmagens, ficando para a história desta temporada como o primeiro piloto a guiar um dos novos monolugares de F1. Pascal Wehrlein também esteve presente na pista catalã, mas não rodou por estar ainda a recuperar da lesão no pescoço, contraída num despiste na Corrida dos Campeões e que o impedirá de participar na primeira sessão de testes, na próxima semana, em que será substituído por Antonio Giovinazzi.
Quanto à preocupação aqui expressa na altura da apresentação das primeiras fotos do Sauber C36 pela carroçaria tão despida de patrocinadores, apurámos que, afinal, não haverá grandes motivos de preocupação. Esta é uma decoração feita para este lançamento do carro e para destacar os 25 anos da Sauber nas competições, com o grande logótipo na tampa do motor.
Mas os investidores suecos que entraram em força na equipa, a Longbow Finance, têm mesmo uma longa carteira de empresas que irão colocar os seus logótipos no C36 ao longo do ano. De forma a garantir que a equipa suíça, embora controlada por capitais suecos, tenha um ano de 2017 bem menos sobressaltado que o de 2016…