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É reconhecido nos "eléctricos" que, para além do preço elevado, a disponibilidade de carregadores rápidos e o tempo de espera são entraves importantes ao crescimento mais sustentado das vendas.
Pois a Polestar demonstrou com sucesso a implementação da tecnologia Extreme Fast Charging (XFC) desenvolvida pela parceira StoreDot, pioneira em baterias de carregamento ultra-rápido.
À bateria de 77 kWh que equipa o Polestar 5 com arquitectura eléctrica de 800 volts, mas que pode ser potenciada até aos 100 kWh, bastou-lhe dez minutos para carregá-la de dez a 80%.
Correspondente a uma autonomia de 320 quilómetros, o protótipo registou uma taxa de carga consistente, começando em 310 kW e subindo até um pico superior a 370 kW no final do carregamento.
A tecnologia XFC usa células dominantes de silício, com uma densidade de energia equivalente à das células NMC de última geração mas sem exigir sistemas de refrigeração específicos para a viatura.
Os módulos experimentais têm uma função estrutural que melhora as propriedades mecânicas e a capacidade de arrefecimento, mantendo ou reduzindo os níveis de peso.
Além disso, apresentam uma elevada capacidade de reciclagem e manutenção, pontos fundamentais na concepção do conjunto.
Ainda sem data definida para a estreia, espera-se que o Polestar 5 com 650 kW (884 cv) e 900 Nm passados às quatro rodas seja oficialmente apresentado no próximo ano.
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