O arranque da temporada do Campeonato Mundial de Rali ficou marcado por um acidente trágico que tirou a vida a um espectador. A estrada coberta de gelo no Rali de Monte Carlo – primeira prova do World Rally Championship – levou o piloto neozelandês Hayden Paddon a perder o controlo do seu Hyundai, embatendo violentamente numa colina onde se encontrava um espectador que tirava fotografias.
O homem de 50 anos foi imediatamente transportado de helicóptero para o hospital Pasteur de Nice, mas os esforços da equipa médica foram insuficientes. Em memória do espectador a Hyundai decidiu retirar da prova o carro que esteve envolvido no acidente.
Esta é a primeira prova depois das alterações decididas pelo WRC que tornaram os carros mais leves e mais velozes. A organização garantiu estar a colaborar na investigação em curso e pretende emitir todos os esclarecimentos pedidos pelas autoridades. Em comunicado o WRC expressou ainda as
"sinceras condolências à família e aos amigos da vítima do trágico acidente no Rali de Monte Carlo".
O carro despistou-se numa curva no último terço da prova entre Entrevaux e Ubraye. Hayden Paddon e o seu co-piloto John Kennard saíram ilesos do acidente.