Eis uma tecnologia típica dos automóveis adaptada à vida do dia-a-dia e a um grupo bastante vulnerável, os mais idosos ou a qualquer pessoa que tenha problemas de ossos a nível das ancas: no CES de Las Vegas, uma empresa apresentou o primeiro "airbag" que pode ser usado à cintura para proteger as ancas em caso de queda!
O seu funcionamento é semelhante ao dos "airbags" dos automóveis, embora o efeito explosivo do enchimento seja, obviamente, muitíssimo menos violento. E promete um grau de protecção a rondar os 90%, face aos 10% da roupa interior almofadada que é a melhor defesa actual. O Hip’Air by Helite foi uma das muitas invenções apresentadas no CES de Las Vegas e deverá chegar à Europa em Março, com um preço em torno dos 675 €, além de precisar de uma cápsula de gás para o enchimento em cada reutilização.
O Hip’Air é um cinto mais grosso equipado com giroscópios e acelerómetros que conseguem detectar uma queda em 200 milésimos de segundo, enchendo os "airbags" em 80 milésimos de segundo, tempo suficiente para proteger de uma queda que a empresa estima demorar cerca de 400 milésimos. O cinto pesa menos de 1 kg é apertado com uma fivela plástica e até apita se não for colocado da forma correcta. A Helite é a mesma empresa que inventou os "airbags" para os blusões dos motociclistas.