A BMW tem apostado vigorosamente no desenvolvimento de tecnologia de condução autónoma e pretende ter capacidade para oferecer a mais avançada gama de veículos no mercado.
Enquanto a marca alemã tem enfatizado o compromisso de proporcionar a melhor experiência de condução, a BMW assumiu que "o prazer de conduzir vai ser também definido pela forma como a condução autónoma vai facilitar a vida aos nossos clientes". Num novo vídeo os alemães explicam os cinco níveis de condução autónoma.
A BMW esclarece que já oferece o nível dois de tecnologia de condução autónoma, que permite ao condutor remover as mãos do volante por breves períodos de tempo enquanto o carro se conduz sozinho. A companhia espera introduzir o terceiro nível de sistema nos próximos anos para dar a hipótese aos condutores de realizarem outras tarefas sem que o carro precise de grande atenção.
O nível quatro está previsto ser alcançado num futuro próximo e deixará os condutores dormirem nos seus carros – ideal para viagens de longa duração. Ainda assim, algumas preocupações com segurança impedem que, para já, o condutor possa de facto dormir durante toda a viagem.
Finalmente, o quinto nível de condução autónoma é o mais avançado e prevê que o carro consiga conduzir por si só em qualquer situação. A designação de condutor será extinta já que todos se tornarão passageiros, sem que seja precisa intervenção humana. Um nível de tecnologia que só deverá chegar às estradas em 2030.