Sébastien Ogier venceu o rali da Córsega, a primeira prova de asfalto da temporada e uma das mais duras e difíceis da temporada. O francês da Ford atacou de início, perdeu a oposição de Loeb, que se despistou prematuramente, e realizou uma prova muito táctica. Venceu e já soma três triunfos nas quatro primeiras provas do "Mundial" de 2018.
O primeiro dia foi marcado por uma ronda por "La Porta-Valle di Rostino" (49,03 km) e "Piedigriggio-Pont de Castirla" (13,55 km).
A vitória de Kris Meeke (Citroën C3 WRC) no "shakedown" animou os franceses, mas quando as coisas começaram "à séria" a Citroën ficou para trás.
No primeiro troço, Ogier (Ford Fiesta WRC) mostrou a sua ambição. Foi o mais rápido e ganhou 8,4 s a Loeb (Citroën C3 WRC). Neste duelo de gerações, Loeb não foi longe. Ao fim de 400 metros do segundo troço, saiu da estrada e nem com a ajuda dos espectadores conseguiu regressar ao asfalto. Ogier foi o mais rápido e garantiu 21,1 s de vantagem sobre Kris Meeke e 23,4 s face a Neuville (Hyundai i20 WRC).
Esapekka Lappi (Toyota Yaris WRC) esteve sempre entre os primeiros e foi o mais rápido na segunda passagem por "Piedigriggio-Pont de Castirla". Lappi e Latvala mostraram que os Toyota poderiam ter uma palavra a dizer.
No final do primeiro dia, Ogier contava com 33,6 s de vantagem sobre Neuville e 38 s face a Kris Meeke. Os Toyota de Tanak (+44,2 s) e Lappi (1m 13,5 s) surgiam logo a seguir.
2ª ETAPA. Duas passagens por "Cagnano-Pino-Canari" (36,61 km), "Desert des Agriantes" (15,41 km) e "Novella" (17,39 km) marcaram o segundo dia de prova. Depois do despiste inicial, Sébastien Loeb lutou por reafirmar a imagem. É a situação mais fácil para quem não tem nada a perder e só pode ganhar no campo do prestígio.
O belga travou uma luta muito interessante com Kris Meeke (Citroën), mas o irlandês errou (de novo) e saiu da estrada. Latvala também ficou pelo caminho. O novo rival do campeão do mundo passou a ser o Toyota de Ott Tanak (+44,5s), que chegou ao final da segunda etapa a 44,5 s de Ogier e com um mero segundo de vantagem sobre Neville, o terceiro classificado. Lappi (+54,9 s) e o Hyundai de Sordo (1m 46,7s) surgiam a seguir.
Cauteloso, Ogier não foi além do quarto tempo, mas a sua vantagem permitia-lhe evitar qualquer tipo de riscos. Um furo atrasou Lappi, que caiu para a sétima posição.
Os 16,25 km da última classificativa valiam pontos. Mas Ogier foi claro: "Tenho mais a perder do que a ganhar e um lugar entre os cinco primeiros na Power Stage já será um bom resultado". Acabou por ser o terceiro num troço onde Esapekka , Lappi bateu Loeb por 2,2 s. O quarto lugar de Meeke permitiu-lhe subir ao nono lugar da geral. Neuville, o vencedor em 2017, sentiu alguns problemas de motor e não alem da nona posição na Power Stage e não foi alem do nono tempo.
Classificação final
Pos. |
Piloto |
Veículo |
Tempo / Dif. |
1º |
Sébastien Ogier/Ingrassia |
Ford Fiesta WRC |
3h 26m 52,7 s |
2º |
Ott Tanak/M. Jarveoja |
Toyota Yaris WRC |
+36,1 s |
3º |
Neuville/Gilsoul |
Hyundai i20 WRC |
+1m 07,5 s |
4º |
Dani Sordo/Del Barrio |
Hyundai i20 WRC |
+2m 02,6 s |
5º |
E. Evans/P. Mills |
Ford Fiesta WRC |
+2m 06,1 s |
6º |
Lappi/J. Ferm |
Toyota Yaris WRC |
+9m 13,0 s |
7º |
Lappi/J. Ferm |
Toyota Yaris WRC |
+2m 33,5 s |
8º |
Kopecky/Dresler |
Skoda |
+10m 34,8,1 s |
"MUNDIAL" DE EQUIPAS – 1º Hyundai,111 pontos; 2º M-Sport Ford, 107; 3º Toyota Gadzoo, 93; 4º Citroën Total Abu Dhabi WRT, 81; 4º Toyota Gadzoo, 53; etc.
"MUNDIAL" DE PILOTOS – 1º Sébastien Ogier, 84 pontos; 2º Thierry Neuville, 67; 3º Ott Tanak, 45; 4º Andreas Mikkelsen, 41; 5º Kris Meeke, 36; 6º Esapekka Lappi, 36; 7º Jari-Matti Latvala, 31; 8º Dani Sordo, 30; etc.