O britânico Kris Meeke venceu de forma clara o Rali da Catalunha, onde o abandono de Thierry Neuville deixou Sébastien Ogier a um pequeno passo de mais um título mundial de pilotos.
Kris Meeke foi o mais rápido na segunda classificativa, tirando partido da escolha por pneus macios, e ascendeu ao terceiro lugar da geral, atrás dos Ford Fiesta de Ott Tanak e de Mads Ostberg.
Na passagem por Terra Alta, o terceiro troço, Andreas Mikkelsen aproveitou o piso misto para afirmar o Hyundai. Foi o mais rápido e subiu ao primeiro lugar da geral, com seis décimos de segundo sobre Mads Ostberg. Ott Tanak caiu para a quarta posição, atrás de Sébastien Ogier.
Sébastien Ogier venceu na segunda passagem por Terra Alta (PC 6) e Mads Ostberg perdeu 14 segundos devido ao muito pó no interior do habitáculo do Fiesta, caindo para o quinto lugar da geral. Menos afortunado, Jari-Matti Latvala ficou pelo caminho com problemas no Toyota.
No final do primeiro dia de prova, disputado em pisos de asfalto (excepto as duas passagens pelo troço de Terra Alta), cinco pilotos venceram as seis classificativas disputadas – Tanak, Meeke, Mikkelsen, Latvala e Ogier. Apenas o britânico da Citroën conseguiu bisar, mas no final da etapa a liderança pertencia a Andreas Mikkelsen, com 1,4s de vantagem sobre Sébastien Ogier. Kris Meeke (+3,0s), Ott Tanak (+6,3s) e Mads Ostberg (+7,1s) ocupavam as posições seguintes.
Durante a manhã, a luta pelos lugares de pódio foram animadas. Sébastien Ogier e Dani Sordo (Hyundai i20 WRC) passaram pela segunda posição, mas após nove troços o segundo lugar pertencia a Ott Tanak (+13,5 s), seguido de Sebastien Ogier (+13,8s), Dani Sordo (+14,6s) e Andreas Mikkelsen (+20,8s).
À tarde, os Hyundai i20 WRC de Neuville e Sordo garantiram os melhores tempos na segunda passagem por El Montmell-2, à frente de Esapekka Lappi (Toyota Yaris WRC), mas se o quarto tempo de Kris Meeke foi suficiente para manter a liderança, Ott Tanak cedeu o segundo posto a Dani Sordo.
Nos seis troços da segunda etapa, Kris Meeke venceu o primeiro e afirmou a sua candidatura à vitória, num terreno onde os Ford e os Toyota (duas vitórias cada, para Hanninen e Ogier) estiveram à vontade, apesar do esforço da Hyundai, que só garantiu um triunfo com Neuville. No final do segundo dia, Kris Meeke contava com 13s de vantagem para Sebastien Ogier. Ott Tanak (+14,5s), Hanninen (+34s) e Neuville (+53,2s), estavam nas posições imediatas.
Por isso, apenas um erro ou um problema mecânico poderiam afastar o britânico da Citroën da vitória. Meeke não baixou o ritmo e continuou a somar vitórias, e só não monopolizou os triunfos da derradeira etapa porque Dani Sordo venceu a "Power Stage" disputada na segunda passagem por Santa Marina. Mas, mesmo assim, apenas foi batido por 3,5 segundos nos 14,5 km do derradeiro troço
Classificação final
1º Kris Meeke/P. Nagle (Citroën C3 WRC) 3h 01m 21,1s
2º Sébastien Ogier/J. Ingrassia (Ford Fiesta WRC) +28,0s
3º Ott Tanak/M. Jarveoja (Ford Fiesta WRC) +33,0s
4º Juho Hanninen/K. Lindstrom (Toyota Yaris) +54,1s
5º Mads Ostberg/T. Eriksen (Ford Fiesta WRC) +2m 26,2s
6º Stephane Lefebvre/G. Moreau (Citroen C3 WRC) +2m 43,0s
7º Elfyn Evans/D. Barritt (Ford Fiesta WRC) +4m 37,4s
8º Teemu Suninen/M. Markkula (Ford) +8m 22,7s
9º Jan Kopecky/P. Dresler (Skoda) + 8m 54,5s
10º Ole-Christian Veiby/Skjaermoen (Skoda) + 9m 04,8s
"MUNDIAL" DE EQUIPAS – 1º M-Sport, 358; 2º Hyundai Motorsport, 275; 3º Toyota Gazoo Racing, 225; 4º Citroën Total Abu Dhabi, 198; etc.
"MUNDIAL" DE PILOTOS – 1º Sébastien Ogier, 198; 2º Ott Tanak, 161; 3º Thierry Neuville, 160; 4º Jari-Matti Latvala, 123; 5º Dani Sordo, 95; 6º Elfyn Evans, 93; 7º Juho Hanninen, 71; 8º Craig Breen, 64; etc.