Ott Tanak dominou o Rali da Alemanha. Com o terceiro triunfo, o estónio entrou na corrida para o título de pilotos numa prova onde Thierry Neuville esteve discreto e Sébastien Ogier muito aquém do que seria de esperar para um penta campeão do mundo.
1ª ETAPA - Ott Tanak (Toyota Yaris WRC) venceu a super-especial inaugural do Rali da Alemanha e, se foi surpreendido por Sébastien Ogier (Ford Fiesta WRC) no troço inaugural, ganhou os restantes cinco troços da primeira etapa, garantindo uma vantagem de 12,3s face ao campeão do mundo.
Thierry Neuville (Hyundai i20 WRC) nunca se imiscuiu no duelo entre o estónio da Toyota e o francês da Ford. Teve um sobressalto depois da terceira classificativa devido a uma fuga de óleo que foi reparada, mas segurou a terceira posição apesar da pressão de Elfyn Evans (Ford Fiesta WRC).
No final do dia, Tanak liderava com 12,3s de vantagem sobre Ogier, 24,4s face a Neuville e 37,8s relativamente a Evans. Mads Ostberg (Citroën C3 WRC), com problemas de potência no seu carro motivados por um pára-choques mal montado que afectou a refrigeração do motor, não logrou manter o ritmo que lhe permitiu discutir a vitória no Rali da Finlândia e terminou o dia fora do "top ten" (11º), a 28s do seu companheiro Craig Breen (8º).
2ª ETAPA - As duas passagens por Arena Panzerplatte (9,43 km), Panzerplatte (38,57 km), Freizen (14,78 km) e Romerstrasse (12,28 km) alteraram o status quo. As classificativas na zona do campo militar que se tornou tradicional nesta prova, com muitos pisos em cimento, fizeram a diferença.
Jari-Matti Latvala (Toyota Yaris WRC), Dani Sordo (Hyundai i20 WRC), Esapekka Lappi (Toyota Yaris) e Craig Breen (Citroën C3 WRC) venceram as classificativas da primeira ronda, onde Ott Tanak foi mais cauteloso. Mas, mesmo assim, terminou a primeira ronda com 14,1s de vantagem sobre Sébastien Ogier.
Neuville sentiu algumas dificuldades, e não só cedeu terreno face a Ogier na luta pelo "Mundial de Pilotos", como perdeu o terceiro lugar da geral para Latvala, passando a estar na estar na mira do seu companheiro Dani Sordo (+1,8s). O espanhol da Hyundai (5º) era pressionado por Esapekka Lappi (+6.0s).
Craig Breen aproveitou um erro de Elfyn Evans para garantir o 7º lugar. O britânico da Ford saiu da estrada no derradeiro troço da manhã e destruiu uma roda do Fiesta.
Durante a tarde Sordo voltou a ser o mais rápido na passagem por Arena Panzerplatte e também venceu em Panzerplatte, uma classificativa onde Ogier furou, perdeu dois minutos e caiu na classificação.
O espanhol da Hyundai subiu ao segundo lugar a 42,8s de Ott Tanak que passou a controlar os acontecimentos. Ogier ainda ganhou na passagem por Freisen, mas Latvala e Lappi atacaram forte no último troço do dia. Jari-Matti procurava ganhar tempo a Sordo (2º) e Esapekka a Neuville (4º). No derradeiro troço, Craig Breen danificou a suspensão do Citroën C3 WRC.
No final da etapa Ott Tanak contava com 43,7s de avanço sobre Dani Sordo, uma margem confortável. Mas o espanhol da Hyundai só contava com 0,8s de vantagem sobre Jari-Matti Latvala. Thierry Neuville tinha Lappi 6,3s atrás de si. Nas posições seguintes surgiam Andreas Mikkelsen (Hyundai i20 WRC), o 7º classificado, com meio segundo de vantagem sobre Ogier (8º). Ainda havia muito para decidir nas duas passagens por Grafschaft (29,07 km) e por Bosenberg (14,04 km), a "Power Stage".
3ª ETAPA - Neuville e Ogier "acordaram" na derradeira etapa onde Sordo saiu da estrada e ficou pelo caminho e Jar-Matti Latvala foi atraiçoado pela mecânica do Toyota Yaris WRC. Estes incidentes permitiram ao belga da Hyundai subir ao segundo lugar e minimizar as perdas de pontos na corrida para o título, numa prova onde esteve sempre demasiado discreto. O mesmo se pode dizer de Ogier, que terminou num quarto lugar que à partida estava longe dos seus próprios horizontes.
A "Power Stage" foi um tira-teimas entre Ott Tanak, o piloto que dominou o Rali da Alemanha, e Sébastien Ogier que procura amealhar tantos pontos quanto possível para revalidar o título. A vitória sorriu ao francês da Ford com um mero 0,1s de vantagem sobre o estónio da Toyota.
Classificação final ?
1º Ott Tanak/M. Jarveoja, Toyota Yaris WRC - 3h 03m 36,9s
2º Thierry Neuville/N. Gilsoul, Hyundai i20 WRC – +39,2
3º Esapekka Lappi/J. Ferm, Toyota Yaris WRC - +1m 0,9s
4º Sébastien Ogier/J. Ingrassia, Ford Fiesta WRC – +1m 34,5s
5º Teemu Suninen/M. Markkula, Ford Fiesta WRC - +2m 02,9s
6º Andreas Mikkelsen/A. Jaeger, Hyundai i20 WRC - +2m 13,8s
7º Craig Breen/S. Martin, Citroën C3 WRC – +3m 08,4s
7º Elfyn Evans/D. Barritt, Ford Fiesta WRC – 2m 29,5s ?
8º Craig Breen/S. Martin, Citroën C3 WRC – +2m 39,1s ?
9º M. Griebel/A Rath, DS3 - +10m 41,2s
10º J. Kopecky/P. Dresler, Skoda Fabia WRC2 - +13m 12,8s
?"MUNDIAL DE PILOTOS" – 1º Thierry Neuville, 172 pontos; 2º Sebastien Ogier, 149; 3º Ott Tanak, 136; 4º Esapekka Lappi, 88; 5º Andreas Mikkelsen, 65; 6º Dani Sordo, 60; 7º Jari-Matti Latvala, 55; 8º Elfyn Evans, 52; etc.
"MUNDIAL" DE EQUIPAS – 1º Hyundai, 254 pontos; 2º Toyota, 2411; 3º M-Sport Ford, 224; 4º Citroën Total Abu Dhabi WRT, 159; etc.