Ott Tanak (Ford Fiesta WTC) foi o vencedor do Rali da Alemanha onde garantiu a sua segunda vitória no WRC e a primeira em pisos de asfalto. O estónio dominou de forma clara, apesar da oposição de Andreas Mikkelsen na sua terceira prova ao volante do Citroën C3. Thierry Neuville (Hyundai) ficou pelo caminho e perdeu a liderança do campeonato de pilotos que partilhava com Sébastien Ogier.
Jan Kopecky, com o Skoda R5 WRC2, foi o primeiro líder do Rali da Alemanha, batendo Ott Tanak (Ford Fiesta WRC) por 0,3s na super-especial onde Kris Meeke (Citroën C3 WRC) entrou com o pé esquerdo. Bateu num muro de cimento num gancho e partiu a direcção; penalizou 10 minutos e ficou fora da luta pela vitória.
O início do rali foi muito movimentado. Dani Sordo (Hyundai i20 WRC) assumiu o comando da prova na PEC2, Ott Tanak subiu ao primeiro lugar no troço seguinte e, ao fim de quatro classificativas, Andreas Mikkelsen (Citroën C3 WRC) era o novo comandante.
No final da primeira ronda pelos troços do primeiro dia, o norueguês da Citroën contava com 4,8 segundos de vantagem sobre Ott Tanak, 8,8 s face a Sébastien Ogier (Ford Fiesta WRC) e 13,2 s em relação a Elfyn Evans. Jari-Matti Latvala, com problemas no motor do Toyota Yaris, caiu para o quinto lugar.
O duelo entre Mikkelsen e Tanak marcou a fase final da etapa, e o piloto da Ford acabou por levar de vencida o norueguês da Citroën na penúltima classificativa da etapa. No final do dia, Ott Tanak contava com 4,5 s de avanço sobre Andreas Mikkelsen, 28,2s relativamente a Thierry Neuville e 30,6s face a Sébastien Ogier, que perdeu a terceira posição devido a um pião no ultimo troço.
Thierry Neuville desistiu no primeiro troço da segunda etapa.
"Numa curva à esquerda sentimos uma batida no eixo traseiro", afirnou Nicolas Gilsoul, o navegado do piloto belga.
"A suspensão partiu-se e não havia nada a fazer".
Ott Tanak foi dilatando a sua vantagem, apesar dos esforços de Andreas Mikkelsen. No final do quatro troços da primeira ronda os dois primeiros classificados estavam separados por 23 segundos e Sebastien Ogier surgia a 29,2 segundos. Seguiam-se Elfyn Evans (Ford Fiesta), Juha Hanninen (Toyota Yaris) e Craig Breen (Citroën C3 WRC).
Dani Sordo venceu três classificativas consecutivas na segunda ronda. Chris Meeke já não entrou na PEC 15, desistindo com problemas mecânicos no Citroën C3. No final do dia, a situação dos primeiros pouco se alterou. Ott Tanak contava com 21,4s de avanço sobre Andres Mikkelsen e 29,6s face a Sébastien Ogier. Nas posições seguintes surgiam Elfyn Evans (+1m 48,3s), Juho Hanninen (+1m 52,5s), Craig Breen (+2m06,7s) e Jari-Matti Latvala (+4m 04,9s).
No primeiro dos quatro troços da terceira etapa, Juha Hanninen foi o mais rápido e roubou o quarto lugar da geral a Elfyn Evans. No troço seguinte, Esapekka Lappi (Toyota Yaris) deu finalmente nas vistas e Craig Breen ganhou a penúltima classificativa. Mas a classificação geral pouco ou nada se alterou antes da entrada na "Power Stage".
Criag Breen ainda conseguiu arrebatar o quinto lugar da geral a Elfyn Evans, mas as posições no pódio não se alteraram. Destaque para a vitória de Dani Sordo na "Power Stage" onde totalizou o quinto triunfo numa classificativa, um resultado semelhante ao registado por Ott Tanak, mas, enquanto o estónio venceu, o espanhol nem sequer entrou no top ten.
Classificação
1º Ott Tanak/M. Jarveoja (Ford Fiesta WRC) 2h 57m 31,7s
2º Andresa Mikkelsen/A. Jager (Citroën C3 WRC) +16,4s
3º Sebastien Ogier/J. Ingrassia (Ford Fiesta WRC) +30,4s
4º Juho Hanninen/K. Lindstrom (Toyota Yaris), +1m 49,2s
5º Craig Breen/S. Martin (Citroën C3 WRC) +2m 01,5s
6º Elfyn Evans/D. Barritt (Ford Fiesta WRC) +2m 03,4s
7º Jari-Matti Latvala/M. Anttila (Toyota Yaris) +3m 58,2s
8º Hayden Paddon/S. Marshall (Hyundai i20) +4m 32,4s
"MUNDIAL" DE EQUIPAS – 1º M-Sport, 325; 2º Hyundai Motorsport, 261; 3º Toyota Gazoo Racing, 213; 4º Citroën Total Abu Dhabi,163; etc.
"MUNDIAL" DE PILOTOS – 1º Sébastien Ogier, 177; 2º Thierry Neuville, 160; 4º Ott Tanak, 144; 4ºJari-Matti Latvala, 123; 5º Dani Sordo, 89; 6º Elfyn Evans, 87; 7º Craig Breen, 64; 8º Juho Hanninen, 58; etc.