Pesquisa
Desporto

VW Polo vs Kamaz num troço do Rali da Finlândia

16:07 - 17-08-2016
 
VW Polo vs Kamaz num troço do Rali da Finlândia
O mítico troço de Ouninpohja, na Finlândia, foi o palco de um duelo impensável entre o VW Polo WRC de 318 cv, que garantiu três vitórias nas últimas quatro edições da prova finlandesa, e o Kamaz 4326 de 1 000 cv, que tem dominado o Dakar.

Jari-Matti Latvala é um profundo conhecedor do "seu" rali, mas esta experiência foi um desafio diferente para Ayrat Mardeev, o vencedor do Dakar em 2015 e do Rali Rota da Seda Moscovo Pequim disputado há algumas semanas.

É evidente que o VW, com 1 000 kg de peso e um motor 1.6 turbo a gasolina, estava mais à vontade do que o monstruoso Kamaz de 10 200 kg, equipado com um motor diesel de 16,2 litros de cilindrada.

"Quando se acelera a potência surge tão rapidamente, que o camião fica para trás", referiu Latvala. "Mas o engraçado é que nas travagens, quando ele fica mais perto, apenas pensava em fugir dali"...

"É incrível como o camião salta", acrescentou o piloto finlandês. Mas isso é algo natural para Mardeev. "Saltos são um dia normal de trabalho durante o Dakar", admitiu o russo. "Nos raids isso está sempre a acontecer e perdemos a conta de tantos saltos, mas este troço é lendário no Campeonato do Mundo, talvez mais pela localização do que pelos próprios saltos e a sua importância no WRC. Por isso, para mim e para o Jari este é o significado da nossa vida e não podemos viver sem esta adição de adrenalina"

O Kamaz faz parte da vida do russo. "É uma máquina impressionante", admitiu Mardeev. "Estar ao volante de um camião tão potente é uma sensação incrível: sente-se a potência logo que se liga o motor e as vibrações chegam ao nosso corpo e vão até às mãos"

Jari-Matti Latvala ficou impressionado ao ver o desempenho do Kamaz no mais famoso dos troços do "seu" rali. "Tenho que admitir que fiquei excitado. Depois do final da minha carreira nos ralis talvez deva ir ao Dakar ao volante de um camião...", admitiu. "Sei que o Loeb e outros já guiaram carros no Dakar, mas actualmente estou mais impressionado com os camiões".

Outros finlandeses como Ari Vatanen, Juha Kankkunen e mais recentemente Mikko Hirvonen já tiveram sucessos nas provas fora-de-estrada. Resta agora saber se Jari-Matti Latvala poderá ser o próximo...

VW Polo vs Kamaz num troço do Rali da Finlândia
Faltam 300 caracteres
Comentário enviado com sucesso
Utils/
Subscrever Newsletter
pub
×
Enviar artigo por email

Restam 350 caracteres

×
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login. Caso não esteja registado no site de Aquela Máquina, efectue o seu registo gratuito.