A Volkswagen anunciou no final da época que agora acabou que se ia retirar do Mundial de Ralis. E se a notícia não foi surpresa para alguns - muito por culpa da saída para a McLaren de Jost Capito, o director da Volkswagen Motorsport -, houve que recebesse esta novidade como uma "bomba", ou não fosse este um dos melhores programas do desporto automóvel da actualidade.
Agora, para assinalar esta saída, a marca germânica produziu e publicou um vídeo onde faz uma despedida em grande, mostrando pela última vez o seu Polo R WRC aos adeptos.
Na base desta decisão drástica esteve o famoso escândalo "Dieselgate" que tem abalado todo o Grupo VW e que até já "deitou" a Audi para fora do programa de Le Mans. Em causa está a participação num desporto considerado poluente e a imagem que isso passa numa altura em que a marca de Wolfsburgo já traçou a sua estratégia para a próxima década e que tem os eléctricos e híbridos como principal aposta.
VW despede-se do Mundial de Ralis com vídeo incrível
Recorde-se que a Volkswagen somou quatro temporadas no WRC e conquistou outros tantos títulos quer no campeonato de pilotos (com o francês Sébastien Ogier) quer no campeonato de construtores. Mas os números impressionantes da Volkswagen Motorsport não se ficam por aqui. Em 53 provas este VW Polo R WRC conquistou 43 vitórias, um número que atesta bem do domínio da VW no WRC.
Mais curioso agora será perceber em que carro Sébastien Ogier se vai "sentar" na próxima época. Os "plantéis" estão supostamente fechados… mas quem não quer um tetracampeão do Mundo nas suas fileiras?!