Pesquisa
Desporto

Vai haver um campeonato só com Teslas S P100D de 780 cv!

12:37 - 04-02-2018
  70
Vai haver um campeonato só com Teslas S P100D de 780 cv!Vai haver um campeonato só com Teslas S P100D de 780 cv!Vai haver um campeonato só com Teslas S P100D de 780 cv!Vai haver um campeonato só com Teslas S P100D de 780 cv!Vai haver um campeonato só com Teslas S P100D de 780 cv!Vai haver um campeonato só com Teslas S P100D de 780 cv!Vai haver um campeonato só com Teslas S P100D de 780 cv!Vai haver um campeonato só com Teslas S P100D de 780 cv!Vai haver um campeonato só com Teslas S P100D de 780 cv!Vai haver um campeonato só com Teslas S P100D de 780 cv!Vai haver um campeonato só com Teslas S P100D de 780 cv!Vai haver um campeonato só com Teslas S P100D de 780 cv!Vai haver um campeonato só com Teslas S P100D de 780 cv!Vai haver um campeonato só com Teslas S P100D de 780 cv!Vai haver um campeonato só com Teslas S P100D de 780 cv!Vai haver um campeonato só com Teslas S P100D de 780 cv!Vai haver um campeonato só com Teslas S P100D de 780 cv!
Vai haver um campeonato só com Teslas S P100D de 780 cv!Vai haver um campeonato só com Teslas S P100D de 780 cv!Vai haver um campeonato só com Teslas S P100D de 780 cv!Vai haver um campeonato só com Teslas S P100D de 780 cv!Vai haver um campeonato só com Teslas S P100D de 780 cv!Vai haver um campeonato só com Teslas S P100D de 780 cv!Vai haver um campeonato só com Teslas S P100D de 780 cv!Vai haver um campeonato só com Teslas S P100D de 780 cv!Vai haver um campeonato só com Teslas S P100D de 780 cv!Vai haver um campeonato só com Teslas S P100D de 780 cv!Vai haver um campeonato só com Teslas S P100D de 780 cv!Vai haver um campeonato só com Teslas S P100D de 780 cv!Vai haver um campeonato só com Teslas S P100D de 780 cv!Vai haver um campeonato só com Teslas S P100D de 780 cv!Vai haver um campeonato só com Teslas S P100D de 780 cv!Vai haver um campeonato só com Teslas S P100D de 780 cv!Vai haver um campeonato só com Teslas S P100D de 780 cv!
Vai haver um campeonato só com Teslas S P100D de 780 cv!

Havendo já a Fórmula E, a FIA acaba de homologar a primeira competição de automóveis eléctricos de GT, aprovando a denominada Electric Production Car Series, campeonato organizado pela Electric GT Holdings e que poderá vir a ter uma corrida em Portugal. Trata-se, no fundo, de um troféu que terá até 20 pilotos, todos a correrem com versões do Tesla S P100D devidamente preparadas a nível de segurança e também de peso e "performance".

Para a homologação do campeonato por parte da FIA foi também fundamental que o próprio carro passasse pelos testes de segurança impostos pela própria federação e o Tesla S P100D foi aprovado com brilhantismo. O carro foi lançado a 50,4 km/h (14 m/s) contra um bloco de betão de 130 toneladas coberto por uma placa de madeira de 19 mm de espessura. Para o teste, a bateria estava totalmente carregada e o carro com o peso máximo (1720 kg), mais um "dummy" de 88 kg e 25 kg de aparelhagem para recolha de dados.

A estrutura aguentou bem o embate e os responsáveis pelo teste mediram, além dos habituais parâmetros, a protecção contra libertação de electrólito da bateria, choques eléctricos ou deformações em zonas delicadas da estrutura do carro. O Tesla mereceu a homologação, ficando pronto para o campeonato e para as provas que terão todas a mesma estrutura: treino livre de 20 minutos, qualificação em três mangas e duas corridas de 60 km cada, uma de dia e outra ao anoitecer. Mas há um lado divertido no programa: os dois pilotos mais rápidos irão defrontar outros dois escolhidos pelo público num confronto… de "drift" que valerá ao vencedor mais três pontos no campeonato.

Vai haver um campeonato só com Teslas S P100D de 780 cv!

Com o conhecido poderio mecânico do Tesla S P100D, não foi preciso alterá-lo para o tornar numa máquina de competição, apenas aligeirá-lo, "despindo-o" de toda a parte supérflua do interior e montando painéis da carroçaria em fibra de carbono. Assim, os dois motores, um em cada eixo, debitam um total de 780 cv e 995 Nm, sendo alimentados pela enorme bateria com capacidade de 100 kWh, permitindo uma aceleração até aos 100 km/h em apenas 2,1 s! Estamos a falar de uma "performance" quase comparável à de um F1! Só a velocidade estará limitada aos 250 km/h.

A participação está limitada a 20 pilotos e os eventos terão ainda, a completar, corridas de karts eléctricos – conseguem atingir os 150 km/h e chegam aos 100 km/h em 3,1 s! – e duelos virtuais através da eSports. A organização ainda não anunciou quando começará o novo campeonato de GT’s eléctricos nem onde se correrá mas, na sua informação provisória de calendário, entre os seis dos oito destinos anunciados, conta-se Portugal, embora sem especificar o circuito. Teremos de esperar mais algum tempo para saber se sempre poderemos ver estes rapidíssimo Tesla a competir ao vivo em território nacional, mas veremos se é desta que a primeira competição de automóveis de turismo puramente eléctricos vai mesmo em frente.

Faltam 300 caracteres
Comentário enviado com sucesso
Subscrever Newsletter
pub
×
Enviar artigo por email

Restam 350 caracteres

×
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login. Caso não esteja registado no site de Aquela Máquina, efectue o seu registo gratuito.