Sim, este é um carro do futuro, mas de um futuro a médio prazo e que se irá mesmo concretizar dentro de… ano e meio! Estes desenhos gerados por computador antecipam o que será o futuro monolugar do campeonato de Fórmula E – os fórmulas movidos apenas por motores eléctricos – e que já será usado na quinta temporada, ou seja, a que arrancará em Setembro de 2018.
Foi a Spark Racing Technologies, empresa que fornece os actuais chassis da Fórmula E e venceu o concurso para fornecer os da próxima geração, que libertou as quatro imagens da próxima geração do seu monolugar que será explicado às equipas já no próximo fim-de-semana, no decurso da terceira corrida da época em curso, em Buenos Aires (Argentina). A apresentação oficial do novo carro deverá ocorrer mais próximo do final desta terceira época, mesmo sendo para usar apenas na quinta temporada.
A SRT trabalha em conjunto com a Dallara para desenvolver este projecto (como já sucedera para os chassis actuais) que surpreende por ter as rodas tapadas e uma estrutura de protecção do habitáculo a fazer lembrar o Aeroscreen testado pela Red Bull! As primeiras informações indicam que, graças ao recurso a materiais mais leves, o novo carro pesará menos 40 kg que o actual, o que é crucial para receber a nova bateria desenvolvida pela McLaren Applied Technologies.
Porque, na sua quinta temporada, a Fórmula E mudará radicalmente, esperando-se que para muito melhor! Não só o monolugar terá este aspecto fantástico, como a nova bateria passará de 28 para 54 kWh, o que permitirá fazer as corridas de uma só vez e só com um carro. Com muito maior autonomia, deixará de ser necessário aos pilotos trocarem de carro a meio da prova que é algo que ainda faz alguma confusão aos fãs da competição automóvel…
A Fórmula E tem vindo a atrair cava vez mais construtores e, nessa quinta temporada, já deverá contar oficialmente (porque já lá andam… oficiosamente) com a BMW e a Mercedes que se juntarão à Renault, DS (Citroën), Audi, Jaguar ou Mahindra. Diz-se também que a Volvo poderia estar interessada em entrar e que a Ferrari, não estando para já interessada, está a vigiar esta competição com muito interesse…
Outro rumor interessante que apareceu quase ao mesmo tempo que estas imagens do novo chassis da Spark é que a FIA, que diz estar a colaborar estreitamente no desenvolvimento deste novo carro, poderia inspirar-se neste monolugar para "desenhar" os regulamentos futuros… da Fórmula 1!