Bryce Menzies garantiu a vitória na 7ª etapa do Silk Way Rally disputada entre Urdzhar, no Cazaquistão, e Karamay, na China. O americano foi o mais rápido com o Mini JCW, batendo Cyril Desprès (Peugeot 3008 DKR) por 1m 32s e Sébastien Loeb (Peugeot 3008 DKR Maxi) por 1m 34s, num dia em que a passagem da fronteira demorou o seu tempo.
"Na fase inicial andámos quase sempre rodeados de água e lama, mas hoje tudo mudou. Passámos para um ambiente totalmente seco, o que origina muita poeira. Isto dificultou muito a condução em termos de visibilidade, mesmo a 800 metros de distância do carro da frente, tornando as ultrapassagens quase impossíveis", referiu Cyril Desprès.
"Estive na frente durante uma boa parte da etapa, por isso não apanhei pó. Por outro lado, tive de me concentrar bastante para encontrar o caminho certo e não sair do percurso. Ou seja, uma coisa acabou por compensar a outra", afirmou Sébastien Loeb.
"Já para o final da etapa, tudo correu bem para nós. Como era muito curta, o mais importante era fazer uma condução limpa e tentar não cometer quaisquer erros. Foi também graças ao bom trabalho do Daniel [Elena]
que o conseguimos, pelo que estou bastante satisfeito com a nossa performance de hoje."
Em termos desportivos foi um dia atípico. Na travessia da Ásia Central as grandes provas têm "via livre" das autoridades centrais, de governos centralizados, mas a burocracia exige o seu tempo. Uma caravana cruzar uma fronteira, por mais autorizações que existam nunca é fácil. Por lá ao palavra "abertura" não é sinónimo de simplificação.
É sempre assim e o sector selectivo foi muito curto (106 km), pelo que a maioria poupou energias. Nos carros, a Peugeot procurou gerir a vantagem de Loeb, mas nos camiões ninguém resistiu à agressividade da Kamaz – para eles é sempre a fundo...
Dimitry Sotnikov, Anton Shibalov e Ayrat Mardeev monopolizaram os melhores tempos absolutos entre o quarto e o sétimo lugar da geral absoluta, deixando o Tatra de Martin Kolomy para trás, garantindo os dois primeiros lugares da classe.
Classificação após a 7ª Etapa:
CARROS
1º Sébastien Loeb (Peugeot 3008 DKR Maxi), 18h 21m 57s
2º Cyril Desprès (Peugeot 3008 DKR), + 1h 03m 35s
3º Bryce Menzies (Mini JCW), +1h 28m 35s
4º Wei Han (Geely), + 1h 34m 21s
5º Christian Lavieille (Baicmotor), +1h 35m 11s?15º Stéphane Peterhansel (Peugeot 3008 DKR), +3h 26m 08s
CAMIÕES
1º Dimitry Sotnikov (Kamaz) 20h 15m 43s2.
2º Anton Shiblov (Kamaz) +2m 39s
3º Martin Kolomy (Tatra) +15m 27s
4º Ayrat Mardeev (Kamaz) + 25m 14s
5º Artur Ardavicius (Iveco) + 1h 11m 47s