Cyril Desprès /David Castera (Peugeot 3008 DKR) venceram o Silk Way Rally, que terminou em X’ian, repetindo o sucesso de 2016. A derradeira etapa foi anulada devido às fortes chuvadas na região de Zhongwei, mas já estava tudo decidido: o piloto francês contava com mais de uma hora de vantagem depois de ter registado o segundo melhor tempo na 13ª etapa.
Tal como no ano passado, o triunfo de Desprès foi a vitória da regularidade, numa prova onde a Peugeot dominou de forma evidente: ganhou 10 das 13 etapas disputadas. No início, Sébastien Loeb (Peugeot 3008 Maxi) marcou o ritmo, travou uma luta interessante com Stéphane Peterhansel, mas ambos ficaram afastados da conquista do primeiro lugar.
Nessa altura Peterhansel passou a ser a sombra de Desprès, escoltando-o durante as últimas etapas para evitar que o triunfo fugisse à Peugeot Sport. "Estou muito contente com a vitória, mas também com o espírito de equipa demonstrado ao longo da prova", Bruno Famin, o director da Peugeot Sport.
Stéphane Peterhansel, o vencedor do último Dakar, ainda chegou ao 5º lugar da geral.
"Mentiria se não dissesse que estou desiludido", afirmou Stéphane Peterhansel. "Mas ao mesmo tempo estou satisfeito com o sucesso do Cyril [Desprès] e com o desempenho da Peugeot, que mostrou que temos um carro excelente em termos de velocidade e fiabilidade. Creio que o novo Maxi é um passo em frente muito importante e, mesmo sabendo que o Sébastien [Loeb] é um piloto muito rápido, as performances registadas mostram a qualidade do trabalho realizado pela Peugeot", rematou o francês.
Os responsáveis pela Kamaz até eram capazes de subscrever as palavras de Bruno Famin. Três camiões nos três primeiros lugares da geral mostram o domínio da equipa russa que pareceu algo apagada na fase inicial do rali, mas passaram ao ataque no Cazaquistão antes de afirmarem a sua superioridade na China.
Martin Kolomy (Tatra) foi o único que incomodou a armada Kamaz. Arriscou e perdeu nas primeiras etapas disputadas em território chinês. A Iveco foi a grande beneficiada, mas o quinto lugar de Artur Ardavicius sabe a muito pouco para uma marca que tem outras e maiores ambições...
Classificação final
Carros
1º Cyril Desprès (Peugeot): 41h 46m 25s
2º Christian Lavieille (Baicmotor): + 1h 04m 39s
3º Wei Han (Geely SMG Buggy): + 1h 11m 29s
4º Eugenio Amos (Buggy SMG Ford V8): + 2h 12m 12s
5º Stéphane Peterhansel (Peugeot): + 2h 37m 27s
Camiões
1º Dmitry Sotnikov (Kamaz): 43h 45m 38s
2º Anton Shibalov (Kamaz): + 06m 04s
3º Airat Mardeev (Kamaz): + 23m 12s
4º Artur Ardavicius (Iveco): + 2h 40 m 27s
5º Siarhei Viazovich (Mas) + 6h 28m 56s