Sébastien Ogier
garantiu o quinto título de pilotos no WRC, mas o seu futuro continua muito incerto e as alternativas são extremas: ou continua na M-Sport, ao volante do Ford Fiesta WRC, ou interrompe a sua carreira.
Yves Matton, o director desportivo da Citroën, deixou escapar Andreas Mikkelsen para a Hyundai para se concentrar na contratação de Sébastien Ogier, mas as negociações não chegaram a bom porto. Ao fim de duas semanas de conversa,
Yves Matton afirmou que
"não estavam reunidas as condições exigidas".
Diz-se que Sébastien Ogier, habituado a um ordenado milionário nos tempos da Volkswagen, apenas transigiu esta temporada porque a M-Sport, sem o apoio directo de um construtor, não estava em condições de lhe pagar. Mas terá pedido cinco milhões de euros por uma temporada com a Citroën.
Mas se os franceses não quiseram ir tão longe em termos de ordenado, a Ford poderá vir a abrir os cordões à bolsa, apostando num piloto que já mostrou que é um valor seguro. Se tal acontecer, é um volte-face na política da marca, que actualmente apenas está vinculada à homologação de material para os Fiesta WRC.
Não nos podemos esquecer que a equipa de Malcolm Wilson venceu cinco provas do Mundial com Ogier, Tanak e Evans, enquanto a Hyundai apenas ganhou quatro com Neuville e a Toyota e Citroën duas cada. Este palmarés mostra que, apesar de "privados", os Fiesta da M-Sport são muito competitivos.
Resta saber a Ford acolhe a reivindicação de Sébastien Ogier, pois caso contrário o penta-campeão pode ficar parado em 2018.