Pesquisa
Desporto

Se os hiperdesportivos "invadirem" Le Mans… será belíssimo!

16:10 - 26-12-2017
  17
Se os hiperdesportivos "invadirem" Le Mans… será belíssimo!Se os hiperdesportivos "invadirem" Le Mans… será belíssimo!Se os hiperdesportivos "invadirem" Le Mans… será belíssimo!Se os hiperdesportivos "invadirem" Le Mans… será belíssimo!Se os hiperdesportivos "invadirem" Le Mans… será belíssimo!Se os hiperdesportivos "invadirem" Le Mans… será belíssimo!Se os hiperdesportivos "invadirem" Le Mans… será belíssimo!Se os hiperdesportivos "invadirem" Le Mans… será belíssimo!Se os hiperdesportivos "invadirem" Le Mans… será belíssimo!Se os hiperdesportivos "invadirem" Le Mans… será belíssimo!Se os hiperdesportivos "invadirem" Le Mans… será belíssimo!Se os hiperdesportivos "invadirem" Le Mans… será belíssimo!Se os hiperdesportivos "invadirem" Le Mans… será belíssimo!Se os hiperdesportivos "invadirem" Le Mans… será belíssimo!Se os hiperdesportivos "invadirem" Le Mans… será belíssimo!Se os hiperdesportivos "invadirem" Le Mans… será belíssimo!Se os hiperdesportivos "invadirem" Le Mans… será belíssimo!Se os hiperdesportivos "invadirem" Le Mans… será belíssimo!Se os hiperdesportivos "invadirem" Le Mans… será belíssimo!
Se os hiperdesportivos "invadirem" Le Mans… será belíssimo!Se os hiperdesportivos "invadirem" Le Mans… será belíssimo!Se os hiperdesportivos "invadirem" Le Mans… será belíssimo!Se os hiperdesportivos "invadirem" Le Mans… será belíssimo!Se os hiperdesportivos "invadirem" Le Mans… será belíssimo!Se os hiperdesportivos "invadirem" Le Mans… será belíssimo!Se os hiperdesportivos "invadirem" Le Mans… será belíssimo!Se os hiperdesportivos "invadirem" Le Mans… será belíssimo!Se os hiperdesportivos "invadirem" Le Mans… será belíssimo!Se os hiperdesportivos "invadirem" Le Mans… será belíssimo!Se os hiperdesportivos "invadirem" Le Mans… será belíssimo!Se os hiperdesportivos "invadirem" Le Mans… será belíssimo!Se os hiperdesportivos "invadirem" Le Mans… será belíssimo!Se os hiperdesportivos "invadirem" Le Mans… será belíssimo!Se os hiperdesportivos "invadirem" Le Mans… será belíssimo!Se os hiperdesportivos "invadirem" Le Mans… será belíssimo!Se os hiperdesportivos "invadirem" Le Mans… será belíssimo!Se os hiperdesportivos "invadirem" Le Mans… será belíssimo!Se os hiperdesportivos "invadirem" Le Mans… será belíssimo!

A imaginação não tem limites e, com algum trabalho, pode chegar-se a ideias bem interessantes. Foi aquilo a que o "designer" Marco van Overbeeke, a pedido do site "DriveTribe" fez, imaginando o que poderão ser os futuros carros das 24 Horas de Le Mans, agora que a categoria LMP1 parece ter os dias contados…

Fala-se que tanto a FIA como o ACO gostariam de recuperar a categoria GT1, no fundo protótipos feitos a partir de superdesportivos existentes e que já correram (e alguns deles venceram) em Le Mans. Quem não se lembra de modelos como os Porsche 911 GT1, McLaren F1 GTR, Mercedes CLK GTR, Maserati MC12 ou Aston Martin DBR9.

Com o abandono da Audi e, agora, da Porsche, a categoria LMP1 parece estar condenada a acabar, apesar da confirmação da Toyota de que continuará por mais um ano. Essencialmente em busca da tão ambicionada vitória nas 24 Horas de Le Mans, até porque o próximo Mundial de Resistência terá um calendário atípico, prolongando-se por 2018 e 2019 para acabar em Le Mans-2019, o que significa que incluirá duas edições da clássica francesa!

Mas, percebendo que os LMP1 como hoje os conhecemos têm os dias contados por falta de interesse de outros construtores, há já um amplo debate sobre novos regulamentos e a classe GT1 voltou a estar em cima da mesa. E se os construtores que actualmente lançam veículos hiperdesportivos os pusessem a competir?! A Aston Martin já anunciou que fará 25 unidades do Valkyrie Pro, variante não homologada para estrada, só para correr em pistas. A Ferrari há muito que o faz com as suas séries exclusivas FXX e já esgotou as unidades que construiu do fascinante LaFerrari FXX K! E a Mercedes, com o Project One, tem um F1 de rodas tapadas…

O magnífico trabalho de Marco van Overbeeke foi imaginar que aquelas e outras marcas aderiam ao projecto do novo agrupamento GT1 e como ficariam os seus carros em versão de corrida. E seria, de facto, espantoso ter um pelotão com, pelo menos, dois carros de cada um destes modelos, numa fórmula que chamaria, decerto, muito público só pela atracção de ver uma corrida entre os carros de sonho que se habituou a ver em sites e revistas da especialidade. Só por isso vale a pena ver o trabalho daquele "designer" para o site DriveTribe.

Resta saber se será isto que os organizadores de Le Mans e a FIA quererão e, claro, se as marcas estarão interessadas em colocar os seus hipercarros à prova. Um pelotão espectacular que até poderá ser maior, pois a Bugatti poderia alinhar com um Chiron, faltanto também a Lamborghini e a Toyota que, segundo consta, se prepara para apresentar um hiperdesportivo que se poderia encaixar nesta lista!

Aqui estão, pelo menos, apresentadas seis marcas que, a seu tempo, construíram carros de GT1, embora nem todas tenham competido em Le Mans. Porsche e McLaren até venceram à geral, Aston Martin ganhou à classe e a Mercedes teve uma participação acidentada…

Ferrari e Koenigsegg nunca chegaram a correr, por razões diversas. A Ferrari desenvolveu um F50 GT1 para o campeonato que daria forma ao campeonato FIA GT, em 1997. Mas não apreciou a forma com homologações especiais autorizadas, como a do Porsche 911 GT1 e retirou o carro que nunca mais correu… Já a Koenigsegg, depois de apresentar o CC em 2007, desenvolveu uma versão de competição para correr em Le Mans, o CCGT. Quando tinha o carro praticamente pronto (segundo a marca sueca muito competitivo…), as regras foram mudadas para homologação em GT1, exigindo 350 unidades produzidas por ano em vez de um total de 20 ao longo de um certo período de tempo! Trabalho por água abaixo e o Koenigsegg CCGT nunca pôde medir forças com a concorrência.

Faltam 300 caracteres
Comentário enviado com sucesso
Subscrever Newsletter
pub
×
Enviar artigo por email

Restam 350 caracteres

×
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login. Caso não esteja registado no site de Aquela Máquina, efectue o seu registo gratuito.