António Félix da Costa volta, este fim-de-semana, à acção, começando uma nova temporada desportiva que promete ser particularmente excitante. Para já, é o reencontro com o monolugar de Fórmula E, no início da quarta temporada da disciplina dos monolugares eléctricos, de novo em Hong Kong e logo com uma jornada dupla, com corridas no sábado e domingo, às sete horas de Portugal Continental.
A Fórmula E tem vindo a ganhar um mediatismo quase meteórico, levando várias marcas a alinhar ou a anunciar a entrada oficial para breve. Se já lá estão a Renault – que fará a última época, dando depois lugar à Nissan –, DS (do Grupo PSA), Audi, Jaguar, Venturi, os indianos da Mahindra e os chineses da Nio e da Techeetah, estão já anunciadas as chegadas da BMW, Mercedes e Porsche!
Apesar de não estar presente oficialmente, a verdade é que a BMW tem vindo a acompanhar muito de perto a Fórmula E, tendo até alguns técnicos seus a trabalhar com a equipa Andretti Autosport, em que Félix da Costa irá fazer a sua segunda época. O piloto português é já dos mais experientes nesta competição (fez as três épocas até agora realizadas), começando agora uma temporada de transição tanto no que respeita ao nome da equipa – a partir da época de 2018/2019 será a equipa oficial da BMW –, como no que toca ao monolugar que fará a sua última temporada.
Porque, no próximo campeonato, na quinta época da Fórmula E, será estreado o novo carro que, mais que um novo chassis, se destacará por ter uma bateria quase com o dobro da capacidade – igual para todas as equipas fornecida pela McLaren Technologies – que permitirá fazer toda a corrida sem ter de trocar de carro a meio, como ainda sucederá nesta quarta temporada.
"Quero estar a testar o novo carro em Março!", diz Félix da Costa, consciente de que é a partir da quinta época que tudo se tornará muito mais sério, quando for piloto oficial BMW "às claras".
Este ano, deverá sê-lo mas não na Fórmula E, onde ainda se mantêm… "disfarçado" como piloto da Andretti. Espera-se que seja anunciado como fazendo parte da equipa oficial da BMW para o Mundial de Resistência que incluirá as 24 horas de Le Mans, não tendo qualquer corrida coincidente com a Fórmula E.
Mas, por agora, o que interessa é o arranque da temporada de Fórmula E, no traçado citadino de Hong Kong e onde Félix da Costa terá o japonês Kamui Kobayashi como colega de equipa.
"É difícil impor objectivos…", analisa o piloto português.
"Se por um lado temos novos engenheiros na equipa, com novas ideias e com muita capacidade técnica, por outro temos limitações de evolução no nosso carro. A BMW está, neste momento, concentrada em obter bons resultados, mas sobretudo a recolher informação importante, de forma a começar a trabalhar no nosso carro de 2018/2019, altura em que a equipa passará a ser totalmente BMW. De qualquer forma acredito que temos condições para fazer um bom trabalho e trazer alguns pontos para casa destas duas corridas de Hong Kong".
As provas de Hong Kong poderão ser seguidas em directo no canal Eurosport 1, às 7 horas. Quando ao campeonato de Fórmula E, terá 14 corridas, de acordo com o seguinte calendário:
02/12/17 - Hong Kong, China
03/12/17 - Hong Kong, China
13/01/18 - Marraquexe, Marrocos
03/02/18 - Santiago, Chile
03/03/18 - Cidade do México, México
17/03/18 - São Paulo, Brasil
14/04/18 - Roma, Itália
28/04/18 - Paris, França
19/05/18 - Berlim, Alemanha
10/06/18 - Zurique, Suiça
14/07/18 - Nova Iorque, Estados Unidos
15/07/18 - Nova Iorque, Estados Unidos
28/07/18 - Montreal, Canadá
29/07/18 - Montreal, Canadá