A vitória de Sébastien Ogier no Rali do México é fruto do talento e da estratégia de um piloto que está no auge da sua carreira. Suportou as dificuldades de ser o segundo na estrada durante o primeiro dia, e atacou de forma evidente quando as condições foram favoráveis na segunda etapa...
Kris Meeke foi o mais rápido nos 26,05 km da primeira passagem por Duarte-Derramadero, assumindo o comando, mas foi surpreendido por Dani Sordo em El Chocolate 1 (26,05 km). O espanhol surpreendeu tudo e todos. Voltou a ser o mais rápido em Ortega 1, onde Elfyn Evans, que estava na luta pelos primeiros lugares, capotou.
No troço urbano de Leon (PEC 5), Kris Meeke apanhou um susto: bateu num fardo e numa planta e perdeu tempo, mas manteve o segundo lugar num troço onde a vitória sorriu ao Fiesta de Teemu Suninen. Na segunda passagem por Duarte-Derramadero o britânico da Citroën redimiu-se. Ganhou a classificativa e a diferença para Dani Sordo baixou para 12,3 segundos.
FEZ-SE HISTÓRIA. Na PEC 7 – El Chocolate 2, fez-se história: o regressado Sébastien Loeb (Citroën) foi o mais rápido e voltou a saborear a vitória num troço do WRC depois do último triunfo no Monte Carlo de 2015. O nove vezes campeão do mundo ultrapassou o seu companheiro de equipa Kris Meeke e garantiu o segundo lugar da geral a 14,9 s de Dani Sordo. Ott Tanak (Ford Fiesta) afirmou-se na segunda passagem por Ortega e no Autódromo de Leon, onde foi o mais rápido na primeira passagem e Sébastien Ogier (Ford Fiesta) ganhou na segunda.
Os Citroën estavam em grande e, em Oates, Kris Meeke foi o mais rápido, pressionando Dani Sordo. Mas Sébastien Origer estava determinado a imiscuir-se na luta entre a Citroën e da Hyundai. Foi o mais rápido em El Brinco e mostrou que estava na luta.
LOTARIA DOS FUROS. Na segunda passagem por Guanajuanito as esperanças de Sébastien Loeb caíram por terra quando o francês "atropelou" uma pedra. "Estava na trajectória e não foi um impacto violento. Não pensava que poderia furar assim, mas aconteceu", referiu o nove vezes campeão do mundo, que perdeu cerca de dois minutos e desceu para o quinto lugar da geral.
Dani Sordo também furou: optou por continuar até ao final do troço, mas caiu para o terceiro lugar. Sébastien Ogier ganhou o troço e saltou do quinto lugar para a liderança com 3,8 s de vantagem sobre Kris Meeke e 17,4 s face a Dani Sordo.
OGIER EM GRANDE. No derradeiro dia de prova, uma passagem por Alfaro (24,32 km) e duas por Las Minas (11,07 km) não tinham uma distância suficiente para criar grandes alterações na classificação, mas elas aconteceram.
Jari-Matti Latvala (Toyota) fez "prova de vida" ao ganhar a passagem por Alfaro, onde Kris Meeke voltou a fazer asneira da grande: saiu da estrada a dois troços do final, perdendo qualquer hipótese de chegar ao segundo lugar.
Ott Tanak (Ford Fiesta) foi o mais rápido na primeira passagem por Las Minas, mas a um troço do final a única coisa que interessava eram os pontos suplementares. Os 55,2 s de vantagem de Ogier sobre Sordo não permitiam qualquer alteração na geral e ela não aconteceu, mas a festa também não foi perfeita: Ott Tanak (Toyota) "roubou" os cinco pontos suplementares da Power Stage a Sébastien Ogier por meros 0,4 segundos.
Classificação final
Pos. |
Piloto |
Veículo |
Tempo / Dif. |
1º |
Sébastien Ogier/Ingrassia |
Ford Fiesta WRC |
3h 53m 58 s |
2º |
Dani Sordo/Del Barrio |
Hyundai i20 WRC |
+1m 13,6 s |
3º |
Kris Meeke/Paul Nagle |
Citroën C3 WRC |
+1m 29,2 s |
4º |
Andreas Mikkelsen/Jager |
Hyundai i20 WRC |
+1m 48,4 s |
5º |
Sébastien Loeb/D. Elena |
Citroën C3 WRC |
+2m 34,6 s |
6º |
Neuville/Gilsoul |
Hyundai i20 WRC |
+9m 13,0 s |
7º |
Tiedemand/Andersson |
Skoda WRC2 |
+2m 04,9 s |
8º |
Latvala/Anttila |
Toyota Yaris WRC |
+15m 47,1 s |
"MUNDIAL" DE EQUIPAS – 1º Hyundai, 84 pontos; 2º M-Sport Ford, 72; 3º Citroën Total Abu Dhabi WRT, 71; 4º Toyota Gadzoo, 53; etc.
"MUNDIAL" DE PILOTOS – 1º Sébastien Ogier, 60 pontos; 2º Thierry Neuville, 51; 3º Kris Meeke, 32; 4º Jari-Matti Latvala, 30; 5º Andreas Mikkelsen, 35; 6º Ott Tanak, 26; 7º Esapekka Lappi, 23; 8º Craig Breen, 20; etc.