Emoção e muito público marcaram o início do Rali de Portugal ao longo das sete primeiras classificativas. Houve seis líderes nas seis primeiras classificativas…
O primeiro troço ficou marcado pelo acidente de José Pedro Fontes/Inês Ponte. Ao fim de 500 metros do Citroen saiu em frente, embateu violentamente num pinheiro e o piloto sofreu uma fractura do perónio e a navegadora lesou nas vertebras e na bacia. A equipa teve de ser transportada ao hospital onde ficou internada.
Em Caminha-1, Jari-Matti Latvala (Toyota Yaris) foi o mais rápido e assumiu o primeiro lugar, que manteve na passagem por Ponte Lima-1 onde Kris Meeke (Citroen C3) e Ott Tanak (Ford Fiesta) partilharam a vitória num troço.
A animação manteve-se na segunda passagem por Caminha: Thierry Neuville foi o mais rápido mas a liderança pendeu para o lado de Ott Tanak, com um simples décimo de segundo face a Jari-Matti Latvala. Ao fim de seis troços os oito primeiros estavam separados por 8,9 segundos…
Mas tudo se alterou na segunda passagem por Ponte de Lima onde vários candidatos à vitória hipotecaram os seus objectivos. Até ai, entre os mais rápidos, apenas Stephane Lefebvre (Citroen C3) tinha perdido tempo ao capotar, mas Jari-Mati Latvala teve a mesma sorte na zona de Cabeção, Kris Meeke ficou parado com problemas de suspensão e Hayden Paddon perdeu muito tempo com um problema eléctrico.
Ott Tanak manteve a liderança, mas Dani Sordo (Hyundai i20) e Sebastien Ogier passaram a ser os seus adversários mais próximos, a 3,6 e 6,2 segundos, respectivamente.
As duas passagens pelo troço urbano de Braga valeram mais pelo espectáculo, que atraiu uma verdadeira multidão, do que pelo interesse desportivo. Pouco ou nada alterou na classificação da primeira etapa da prova portuguesa do Campeonato do Mundo de Ralis.
Classificação após a 1ª etapa
1º Ott Tanak/M. Jarveoja (Ford Fiesta), 1h 37m 18,5s
2º Dani Sordo/M. Martti(Hyundai i20), + 4,6s
3º Sebastien Ogier/J. Ingrassia (Ford Fiesta), + 5,0s
4º Craig Breen/S. Martin (Citroen C3), + 12,9s
5º Elfyn Evans/C. Parry (Ford Fiesta), + 18,3s
6º Thierry Neuville/N. Gilsoul (Hyundai i20), + 22,7s
7º Juho Hanninen/K. Lindstrom (Toyota Yaris), + 52,0s
8º Esapekka Lappi/J. Ferm (Toyota Yaris), + 1m 12,3s
9º Andreas Mickelsen/A. Synnevaag (Skoda Fabia), + 3.17,8s
10º Mads Ostberg/O. Floene (Ford Fiesta), +3m 50,0s