Sébastien Ogier (M-Ford) garantiu a sua 5ª vitória no Rali de Monte Carlo, algo que seria lícito esperar do campeão do mundo de ralis, mas parecia pouco provável com o Ford Fiestra WRC. O francês tem os pés bem assentes na terra e, se reconheceu que
"isto não significa que a temporada seja fácil", também admitiu que
"temos muito trabalho para fazer, mas temos de estar satisfeitos com os pontos conquistados".
A equipa M-Sport, que nos últimos anos tem tido um papel secundário, até poderia ter garantido os dois primeiros lugares da geral, mas Ott Tanak não resistiu a Jari-Matti Latvala (Toyota) devido a problemas de motor na fase final da prova e só garantiu o 3º posto porque foi anulada a penúltima classificativa.
Olhando para o resultado, se poucos seriam capazes de apostas no sucesso de Sébastien Ogier, ainda menos acreditariam no segundo lugar do Toyota de Jari-Matti Latvala, a começar pelo próprio finlandês, que foi lacónico no final, quando afirmou que
"nunca pensei que fosse possível..."
Mas se Ogier e Latvala surpreenderam pela positiva, a Citroën fê-lo pela negativa. A marca francesa não vai guardar memórias da estreia do C3 WRC e, apesar da reconhecida rapidez em alguns terrenos, Kris Meeke talvez não tenha a consistência necessária para liderar a equipa francesa na corrida pelo título. O mesmo se poderá dizer de Thierry Neuville, o piloto da Hyundai, que parecia ter a vitória no bolso antes de danificar a suspensão no final da 3ª etapa, perdendo 32 minutos.
Dani Sordo salvou a honra da Hyundai, conseguindo ultrapassar Craig Breen (Citroën) e Elfyn Evans (Ford), depois de uma luta apertada. Terminada a primeira prova da temporada, há muita gente a ter de fazer uma profunda auto-crítica. Ninguém discute que após a alteração regulamentar tudo mudou, mas poucos esperariam que uma equipa semi-oficial como a M-Sport poderia vencer. Face ao resultado, parece não haver dúvidas que, apesar da revolução técnica, o talento de um piloto pode fazer a diferença.
Classificação final
1° Sébastien Ogier – Julien Ingrassia (Ford Fiesta WRC) 4h 00m 0,6s
2° Jari-Matti Latvala – Mikka Anttila (Toyota Yaris WRC) a 2m 15s
3° Ott Tanak – Martin Jarveoja (Ford Fiesta WRC) a 2m 57,7s
4° Dani Sordo – Marc Martì (Hyundai i20 WRC) a 3n 35,7 s
5° Craig Breen – Scott Martin (Citroën Ds3 WRC) a 3m 47,8 s
6° Elfyn Evans – Craig Barritt (Ford Fiesta WRC) a 6m 45 s
7° Andreas Mikkelsen – Andres Jaeger (Skoda Fabia R5) a 9m 32,6 s
8° Jan Kopecky – Pavel Dresler (Skoda Fabia R5) a 12m 58,1 s
9° Stéphane Léfébvre – Gabin Moreau (Citroën C3 WRC) a 14m 43,8 s
10° Bryan Booffier – Denis Giraudet (Ford Fiesta R5) a 16m 09,4 s
Mundial de Pilotos
1° Ogier 25; 2° Latvala 18; 3° Tanak 15; 4° Sordo 13; 5° Breen e Evans 10; 7° Léfébvre e Mikkelsen 6; 9° Neuville 5; 10° Kopecky 4.
Mundial de Construtores
1° MSport 40; 2° Toyota Gazoo Racing 24; 3° Hyundai Motorsport 20; 4° Citroën Abu Dhabi 10.