O português Daniel Bacelar Pereira, de Vila Real, conseguiu um brilhante segundo lugar no ultra participado e competitivo concurso de "design" levado a cabo pela Michelin e que desafiava os participantes a imaginarem os carros que irão competir nas 24 Horas de Le Mans de… 2030! E, como prémio, será convidado para visitar o salão automóvel de Detroit, já em Janeiro, onde será agraciado numa cerimónia levada a cabo pela Michelin!
Entre 1600 participantes de 80 países, o "designer" transmontano fez um projecto soberbo com base na longa história da Bentley em Le Mans, mas não foi o único português a brilhar: também Miguel Ferreira Rodrigues, de Coimbra, foi merecedor de uma menção honrosa, pelo seu imaginativo projecto Neo. Ambos os projectos lusitanos podem ser admirados, em detalhe, na segunda galeria de imagens, ali mais abaixo. E valem bem a pena para se perceber o nível de detalhe a que ambos foram!
Para a edição de 2017 do seu concurso de "design", a Michelin estabeleceu uma parceria com o Automobile Club de l’Ouest (ACO) – organizador das 24 Horas de Le Mans – para que o tema fosse "Le Mans 2030: Design para a Vitória". O júri era composto por alguns dos elementos de topo das equipas de "design" de construtores de renome como BMW, PSA Peugeot Citroën, General Motors, Hyundai, Ford ou Nissan. Que apreciaram mais de 1600 projectos oriundos de 80 países, na difícil tarefa de escolher dez finalistas (de onde saíram os três primeiros), mais dez menções honrosas.
"As 24 Horas de Le Mans sempre foram palco de grandes inovações automobilísticas que são testadas e desenvolvidas durante a prova, antes de chegarem aos carros de série", recordou Pierre Fillon, presidente do ACO.
"O Michelin Challenge Design assenta na perfeição nesta nosso processo de inovação. Mas percebo como deve ter sido difícil para os júris decidir entre estes candidatos, dada a enorme qualidade dos trabalhos apresentados".
Portugueses distinguidos no projecto "Le Mans-2030"!
A imaginação andou, de facto, à solta, não só a nível das aparências como até nos sistemas de propulsão e nas próprias formas das rodas! O primeiro lugar acabou por ser atribuído a um chinês, Tao Ni, pelo seu projecto "Infiniti Le Mans 2030" que juntava dois carros num só, separando a prova de Le Mans em duas: pilotagem humana de dia, condução autónoma de noite, com configuração variável do chassis em curva!
O projecto de Bacelar Pereira é também extremamente detalhado, com o "plus" de homenagear a equipa Bentley que dominou Le Mans nos anos 20 do século passado. Tratando-se o seu Bentley de um carro de competição eléctrico, tem uma inovação muito curiosa: as baterias estão integradas… nas rodas, o que significa que novas baterias seriam colocadas no carro sempre que fossem trocados os pneus, contornando o problema da autonomia! Uma ideia interessante, ainda irrealizável pelo peso das baterias actuais mas… muito interessante!
Mas, mais que estar com grandes explicações, vale a pena ver e admirar os projectos. Pela imaginação que está por trás de cada um deles e pelo futuro que espera a competição automóvel. Que poderá ser, no mínimo… fascinante!
E se olharmos para a realidade da última edição das 24 Horas de Le Mans (galeria abaixo), patente nos modelo da Porsche, Audi e Toyota, é fácil perceber que criatividade não falta a quem gosta de desenhar automóveis.
Automóveis da última edição das 24 Horas de Le Mans