Há muitas formas puramente factuais de pegar no sucedido hoje na mítica pista de Monza, onde Porsche e Toyota apresentaram os novos 919 Hybrid e TS050 Hybrid, respectivamente. Pode dizer-se que é o ponto de partida para mais um Mundial de Resistência, que é o arranque do fim-de-semana de testes de pré-temporada, a preparação da primeira corrida do ano, dentro de duas semanas em Silverstone, e mais um sem-número de argumentos. Mas, na verdade, foi apenas o primeiro episódio de mais um duelo das 24 Horas de Le Mans, a prova que domina toda uma temporada!
E se a Toyota tem razões para se concentrar na lendária prova de resistência francesa, depois de a ter perdido, no ano passado, a escassos minutos de final! Basta, aliás, ver o vídeo com que a marca nipónica apresenta o TS050 Hybrid com que irá tentar a sua primeira vitória em Le Mans e onde assume sem quaisquer subterfúgios que vai em busca… dos três minutos que lhe faltaram em 2016, naquele que terá sido o mais dramático final de 84 edições das 24 Horas de Le Mans!
A Porsche, claro, não quer facilitar e, depois de uma vitória que lhe caiu positivamente do céu, aprendeu a lição e percebeu que, em 2016, não tinha carro para bater a Toyota. Tratou, por isso, de evoluir o 919 Hybrid.
"Para 2017 a Toyota preparou-se para ser um duro adversário na categoria LMP1 e vamos fazer-lhes frente com um 919 meticulosamente melhorado", refere Fritz Enzinger, vice-presidente do programa LMP, a categoria em que alinha o 919 Hybrid, revelado na recta da meta de Monza, juntamente com outros híbridos, como o 918 Spyder, o 911 GT3 Hybrid e, lá atrás, o
novo Panamera Turbo S E-Hybrid.
"Este carro é novo em 60 a 70%", garante o director-técnico, Andreas Seidl que destaca o trabalho feito na nova dianteira que se destaca por uns gigantescos faróis.
"No ano passado, a frente acumulava pequenas quantidades de borracha que havia na pista e que acabava por alterar o comportamento aerodinâmico do carro. Analisámos o fenómeno e optimizámos os componentes mais importantes da carroçaria". Que conta, por regulamento, apenas com duas configurações aerodinâmicas para todo o campeonato.
"Uma medida razoável para controlar os custos", admitiu Seidl.
O 919 Hybrid continua a ser movido por um motor V4 de dois litros, turbocompressor e injecção directa que debita quase 500 cv, sendo depois auxiliado por um sistema híbrido, com um motor eléctrico de 400 cv no eixo dianteiro, o que faz com que este Porsche acabe por funcionar como um veículo de tracção integral, com um total de 900 cv! A Porsche alinhará dois carros, com Neel Jani, André Lotterer e Nick Tandy num, e Earl Bamber, Brendon Hartley e Timo Bernhard no outro.
Porsche 919 Hybrid
A Toyota, plena de ambições, terá dois carros no campeonato, para Mike Conway, Kamui Kobayashi e José Maria Lopez e Sébastian Buemi, Anthony Davidson e Kazuki Nakajima. A estes juntar-se-á um terceiro na corrida de Spa que é o ensaio-geral para as 24 Horas de Le Mans, onde também estará, com Stéphan Sarrazin, Nicolas Lapierre e Yuji Kinumoto. As ambições são imensas, pois a Toyota nunca venceu em Le Mans, prova que continua a contar com uma única vitória nipónica, da Mazda, no já longínquo ano de 1991!
Num esforço conjunto entre a Toyota Motorsport, em Colónia (Alemanha), e os técnicos da casa-mãe, no Japão, nasceu o TS050 Hybrid que leva já um grande programa de desenvolvimento: mais de 30.000 km de testes, com quatro simulações de 30 horas seguidas! O carro nipónico conta com um novo motor V6 de 2,4 litros turbo, combinado com um sistema híbrido mais pequeno de 8 MJ, com a equipa nipónica a anunciar uma potência total de… 1000 cv!
"Sabemos, pela nossa dolorosa experiência, que Le Mans é uma prova extremamente difícil de ganhar, mas é esse o nosso objectivo!", assume Toshio Sato, presidente do Toyota Gazoo Racing.
"Tudo tem de funcionar na perfeição, carro, equipa e pilotos. Em Junho veremos se fizemos o suficiente".
Toyota TS050 Hybrid
Depois de já o ter guiado ao longo de muitos quilómetros, Sébastian Buemi mostra-se entusiasmado com o TS050 Hybrid:
"O novo carro é fantástico e, obviamente, é uma evolução já que a revolução tinha sido o carro do ano passado", comentou o piloto suíço.
"As novas regras levaram a que o carro perdesse muita carga aerodinâmica e a equipa técnica teve de se esforçar para a recuperar… Mas as sensações são muito boas e, este ano, o nosso único objectivo tem de ser mesmo a vitória em Le Mans!".
Sábado e domingo, os concorrentes ao Mundial de Resistência – logo, a Porsche e a Toyota também – estarão na pista de Monza para longas sessões de trabalho, podendo aproveitar 15 horas de pista em cada dia! Porque é de Resistência que se trata…