Pesquisa
Desporto

Petter Solberg foi o mais rápido no Gymkhana Grid

16:46 - 02-11-2016
  9
Final Gymkhana Grid
Eliminatórias Gymkhana Grid
Depois de ver o título do Mundial de Rallycross fugir para o sueco Mattias Ekstrom, o norueguês Petter Solberg afirmou-se perante a concorrência e garantiu o triunfo na prova europeia do Gymkhana Grid, que este ano decorreu na cidade grega de Maratona, nos arredores de Atenas.

Mas afinal o que é o Gymkhana Grid? Tal como o próprio nome indica, trata-se de uma gincana com vários obstáculos (tais como cones e pneus…), montada numa superfície de asfalto de 100 metros por 100 metros, que obriga os pilotos a recorrer a várias técnicas de condução para aliar a velocidade com a precisão.

Petter Solberg foi o mais rápido no Gymkhana Grid


Este evento, pensado e criado por Ken Block (também ele famoso pelas ‘gymkhanas’ que se tornaram virais no Youtube), decorreu pela primeira vez em 2013, durante os X Games, e em 2014 "viajou" para a Europa. As eliminatórias decorreram em França e na Alemanha e a grande final teve lugar em Madrid, Espanha.

Agora, para a edição de 2016, o palco escolhido foi a Grécia e como os vídeos mostram, não faltou emoção, velocidade e muitos pneus destruídos! Petter Solberg foi o grande vencedor da categoria de tracção integral e Luke Woodham foi o mais rápido no grupo dos veículos de tracção traseira.

Eliminatórias Gymkhana Grid


Solberg, que foi campeão do mundo de rali em 2003 aos comandos de um Subaru Impreza WRC, trocou o Citroën C3 com que habitualmente corre no "FIA World Rallycross Championship" por um Citroën Xsara e não deu hipótese ao longo do evento, que culminou com um triunfo na grande final frente a Liam Doran, que já tinha "mandado para casa" nas meias-finais Ken Block, o criador da prova.

No final, Solberg era um homem feliz. E se o norueguês está habituado a ganhar, isso não o impediu de ficar nervoso durante o evento ou roubou protagonismo a este triunfo. "Digo-vos, não me lembro da última vez que fiquei tão nervoso. A corrida começou, e eu tinha visto os troféus, e só sabia que queria ter um. É um sonho. Não consigo descrever o que sinto neste momento, estou muito feliz. É um evento único, obrigado a quem o organiza. Receber este troféu é fantástico e 'sabe' a um campeonato do mundo!", afirmou Solberg.

Já Luke Woodham, que este ano venceu o seu terceiro título consecutivo no Gymkhana Grid, mostrou-se satisfeito com o público grego e garantiu que quer voltar. "Não consigo explicar este sentimento. São três vitórias seguidas, não é fácil. O Adam Elder (2.º classificado) preocupou-me. Ele estabeleceu um tempo mais rápido na qualificação e eu fui segundo. Mas estou muito feliz. Este é um dos melhores eventos onde já estive. O público é muito entusiasta e apoiaram todos os pilotos. Não vejo a hora de voltar e correr novamente aqui", atirou.


Faltam 300 caracteres
Comentário enviado com sucesso
Subscrever Newsletter
pub
×
Enviar artigo por email

Restam 350 caracteres

×
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login. Caso não esteja registado no site de Aquela Máquina, efectue o seu registo gratuito.