Estamos em plena pausa de Verão do Mundial de Fórmula 1 que só regressará no último fim-de-semana deste mês, com o G.P. da Bélgica. Na prática, são três semanas em que não se passa praticamente nada, para que os elementos das equipas possam descansar de uma intensa primeira parte da época, com doze corridas em pouco mais de quatro meses!
Por regulamento, as equipas têm de parar tudo o que se relacione com o trabalho nos monolugares, sendo mesmo obrigadas a desligar – e podem ser alvo de controlo! – túneis de vento e sistemas informáticos que sirvam para o desenvolvimento dos carros. Só departamentos que não estejam directamente ligados com o carro (administrativos, "marketing", etc.) poderão manter-se em funcionamento.
Esta bendita pausa permite também que os pilotos tiram uns merecidos dias de férias de uma época extenuante física, mental e emocionalmente. E se há alguns a que simplesmente se perde o rasto, outros há que, através das redes sociais, vão dando notícias…
Lewis Hamilton é, claro, o mais activo, não só a postar nas redes sociais como a saltitar de um lado para o outro, não conseguindo parar muito tempo num local só. As Caraíbas são sempre o seu destino favorito e este ano já foi à ilha de Granada onde esteve com o avô paterno a conhecer melhor as suas raízes, já passou pela Jamaica e não falhou o habitual carnaval dos Barbados. Mas também já deu um pulinho a Nova Iorque, cidade que adora, ao México, à fundação do Jaguar Preto e Tigre Branco que apoia e até jogou golfe na Costa Rica!
Os pais de família Nico Rosberg e Sebastian Vettel, sempre mais reservados em relação às vidas pessoais, escolheram fazer nas férias aquilo que nunca conseguem durante a temporada de F1: ficar em casa! O alemão da Mercedes ficou-se por Monte Carlo a brincar com os cães, nos intervalos de cuidar da sua bebé de meses. O da Ferrari, pai experiente já com a segunda filha, manteve-se na sua casa na Suíça mas ainda apareceu numa prova de motocrosse, onde conviveu com uma das equipas.
Mas piloto de Fórmula 1 a relaxar é coisa rara de se ver, nestes rapazes que se alimentam de adrenalina! Carlos Sainz transportou a sua velocidade para dentro de água… das formas mais originais, enquanto Daniel Ricciardo juntou um grupo de amigos e fez uma divertida "tournée" pela Califórnia, mas sempre com carros extremos pelo meio. Max Verstappen também se ficou por casa, no sul de França, em aparatosos voos para a piscina.
Agora… um momento de alguma seriedade e respeito, que ninguém se ria. Sim, é verdade, Kimi Raikkonen aproveitou as férias para se casar! O "Iceman" derreteu-se definitivamente pela companheira e mãe do seu filho Robin, a ex-modelo e hospedeira finlandesa Minttu Virtanen, e deu o nó numa cerimónia realizada na Toscânia (Itália), com muitos convidados ilustres, entre os quais o director da Scuderia, Maurizio Arrivabene.
Também derretido pela namorada está Valtteri Bottas que atravessou o Atlântico até ao Rio de Janeiro para seguir os Jogos Olímpicos "in loco" mas, acima de tudo, para apoiar Emilia Pikkarainen, nadadora de mariposa da equipa finlandesa. Talvez tenha encontrado Felipe Nasr que também andou pelas Olimpíadas do Rio…
Por fim, para manter os níveis de adrenalina em alta, Kevin Magnussen foi fazer um voo de ultraleve… com o avô, enquanto Marcus Ericsson andou a acelerar em Mantorp Park com o recente Porsche 911 GT3 RS de 500 cv… igual ao que Verstappen comprou, agora que já pode guiar nas estradas! E enquanto todos brincam… Sergio Perez diz que as férias não são desculpa para descurar a forma física e lá vai correndo no ginásio.