A Porsche acaba de revelar o Porsche 911 mais radical de todos, uma "arma" especialmente desenhada a pensar nas pistas e na… competição!
Mas se por fora lhe parece um Porsche 911 "convencional", por "dentro" a "história" já não é bem a mesma. Componentes tais como a suspensão, a estrutura e a transmissão foram desenvolvidos de raíz, e mesmo o motor, que no 911 "normal" está montado na traseira (uma das imagens de marca do 911), "avançou" para uma posição central neste 911 RSR.
E já que estamos a falar do motor, trata-se de um bloco de 4,0 litros naturalmente aspirado de 502 cv especialmente desenvolvido tendo em mente a utilização em competição. Contudo, a Porsche garante que se trata de um bloco com consumos eficientes, graças à injecção directa de combustível. A potência é transmitida às rodas traseiras (que têm "só" 31 centímetros de largura) através de uma caixa de seis velocidades.
"Mantendo o design típico do 911, esta é a maior evolução até agora na história do no modelo de GT", afirmou Dr. Frank-Steffen Walliser, responsável pela divisão "Motorsport" da marca de Estugarda.
Outra das novidades deste 911 RSR são os seus sistemas de assistência, onde se inclui um radar anti-colisão que detecta quando os protótipos LMP se aproximam a maior velocidade. E, segundo a marca, este sistema funciona perfeitamente durante a noite, pelo que será uma enorme ajuda em provas como as famosas 24 Horas de Le Mans.
E se a maioria dos componentes foi pensada de forma a aumentar as performances em pista, a Porsche já se preparou para… os acidentes! Este 911 RSR tem "elementos" inteiros em fibra de carbono que podem ser substituídos em muito pouco tempo, tudo graças a um sistema de "abertura" rápida.