A Kamaz Master está habituada a dominar a categoria de camiões do Dakar. Entre 2000 e 2016, a equipa russa só não venceu por quatro ocasiões, a última delas na última edição. Pouco habituados a ficar "só" na segunda posição, a Kamaz partiu para a nova temporada com um só objectivo: voltar a chegar em primeiro.
E foi com base nisso que a equipa começou a trabalhar em torno do novo camião "Kapotnick", como é conhecido. Revelado pela primeira vez há cerca de um ano, foi sendo aprimorado e, agora, está pronto a competir.
Coberto com o logo da Red Bull e pintado de preto "mate", este camião é bastante imponente e vinca bem a sua presença. Ainda assim, não é só por fora que o "Kapotnick" é agressivo. É que debaixo do "capot" está um motor diesel de 12.5 litros, acoplado a uma transmissão de 16 velocidades, que debita 980 cavalos e que é capaz de levar este "monstro" a velocidades superiores a 160 km/h.
"Estamos no início de uma nova era dos camiões de corrida. Temos grandes espectativas para o nosso novo camião e a "cobertura" da Red Bull é uma demonstração visual em como estamos a forçar os limites da tecnologia", adiantou Vladimir Chagin, ou ‘Czar do Dakar’, como é conhecido, pois já que venceu a mítica prova por sete ocasiões.
Anunciado como um projecto "From Russia with Love", o título do filme 007 James Bond de 1963 nunca fez tanto sentido. É que em Portugal este filme chegou com a tradução "Ordem para Matar", e este Kamaz não vai ter piedade dos adversários que apanhar nas dunas da América do Sul…
O “monstro” Kamaz está de volta!