Mais um pedaço de história automóvel que foi recuperada, ao fim de três anos de longo e árduo trabalho. Pode parecer só mais um jipe antigo, participante numa das míticas edições do Paris-Dakar, quando ainda ligava a capital francesa à senegalesa, através do deserto africano. Mas este Nissan Patrol Fanta Limon é um autêntico marco, pois anunciou a revolução que chegaria anos mais tarde, ao ser o primeiro Diesel a terminar o Dakar no "top ten". Já lá vão quase 30 anos!
Foi em Janeiro de 1987 que o espanhol Miguel Prieto, nome incontornável nos "anos loucos" do TT, acompanhado pelo navegador Ramon Termens, chegou às margens do Lago Rosa neste Nissan Patrol com motor 2.8 turbodiesel de 146 cv, no final de uma longa maratona e em condições particularmente difíceis. Além do carro n.º 211, a Nissan Motorsport alinhou uma segunda unidade (n.º 212) para os irmãos Jorge e Hansi Babler, numa aventura de 13.000 km que arrancou a 1 de Janeiro de 1987 do centro de Paris.
O arauto da mudança voltou às dunas do Sara… 30 anos depois!
A prova não poderia ter começado pior, pois a equipa Nissan ficou sem o camião de assistência (que fazia o mesmo percurso da prova), irremediavelmente avariado logo na 2.ª etapa! Era a primeira experiência com os turbodiesel e os dois carros ficavam sem peças sobressalentes para o resto da prova… O n.º 212 acabaria por abandonar ao capotar numa duna, mas Miguel Prieto conseguiria levar o Nissan Patrol turbodiesel até Dakar e na 9.ª posição!
Após a prova, ambos os carros foram retirados das competições, tendo-se perdido o rasto do n.º 212, enquanto o simbólico n.º 211 ficou numa colecção privada, numa espécie de museu particular em Girona, a norte de Barcelona. Foi aí que foi encontrado, passadas quase três décadas, em muito mau estado de conservação… Em especial toda a parte eléctrica, vítima preferencial de todo o tipo de roedores!
A três anos de se comemorar o 30.º aniversário daquela autêntica proeza de Miguel Prieto, um grupo de oito engenheiros do Centro Técnico da Nissan de Barcelona decidiu meter mãos à obra e recuperar o Nissan Patrol Fanta Limon. Dedicando as horas pós laborais e os fins-de-semana a este projecto, não só conseguiram pôr este carro trintão – porque este Patrol turbodiesel já tinha feito várias provas de teste durante 1986 – de novo a andar, como terminaram com um sentimental reencontro com as areias do norte de África!
"O motor estava em terríveis condições, não trabalhava e tinha peças fortemente corroídas", recordou Juan Villegas, um dos técnicos.
"O eixo dianteiro estava muito danificado, mas a pior parte era a cablagem eléctrica, toda atacada pelos ratos". Foram mais de dois anos à procura de material original, ainda novo ou usado para recuperar, de forma a deixar o Patrol igual ao que era, quando largou de perto da Torre Eiffel naquele início de ano de 1987. Até o Nissan Patrol Fanta Limon Paris-Dakar estar pronto para voltar a pisar as areias do deserto do Sara, o que aconteceu em finais do mês passado.
"Não foi um projecto fácil, mas ver o carro de novo no deserto foi algo de incrível, foi um momento de enorme orgulho", dizia Pedro Diaz Illan, o único elemento da equipa… que pertenceu ao projecto original de 1987. E, realmente, deve ter sido uma emoção indescritível. Este Patrol foi, de facto, o arauto que anunciou a mudança de paradigma que dominou o Dakar nestes últimos anos, com os motores Diesel a dominarem os acontecimentos!