A Peugeot Sport reformulou profundamente o 3008 DKR que venceu a última edição do Dakar com Stéphane Peterhansel. A nova versão chama-se 3008 DKR Maxi e tem alterações na volumetria e na suspensão para melhorar a estabilidade e as performances.
A largura (2,40 metros) foi dilatada em 20 centímetros para permitir alterar a geometria e a cinemática da suspensão onde os triângulos foram redesenhados, ditando algumas alterações na transmissão.
O novo 3008 Dakar Maxi foi desenvolvido por Carlos Sainz em sessões de testes que decorreram em Portugal, Marrocos e França. "O feeling é muito positivo", admitiu o piloto espanhol. "Há uma evolução importante face à versão anterior. Vias mais largas permitem curvar mais depressa e o carro está mais eficaz nas zonas mais rápidas e em estradas demolidoras".
Se Carlos Sainz foi protagonista nos testes de desenvolvimento, cabe a Sébastien Loeb estrear o 3008 DKR Maxi em competição durante o Silk way Rally, que se disputa de 7 a 22 de Julho entre Moscovo (Rússia) e Xian (China). Mais de que uma prova, a presença da Peugeot na maratona que cruza a Ásia Central será uma forma de validar todas as alterações introduzidas antes de avançar com a definição final dos carros que vão alinhar no Dakar de 2018.
Sébastien Loeb está confiante. "O carro está mais estável. É mais largo e isso pode criar alguns problemas nas zonas mais estreitas e técnicas, mas em termos de condução e estabilidade evoluiu de forma muito positiva. As vias mais largas e as grandes jantes permitem-nos chegar a qualquer local. Talvez não seja tão ágil nos sectores com um traçado mais próximo dos ralis clássicos, um terreno onde os 4x4 devem ter vantagem, mas nós podemos atacar forte nos pisos mais duros e sobretudo nas dunas".
No Silk Way Rally, Sébastien Loeb será acompanhado por Cyril Despres e Stéphane Peterhansel, que vão utilizar o 3008 DKR na configuração que venceu o último Dakar "e o nosso principal objectivo é a vitória", afirmou Bruno Famin.