A Fórmula E esteve presente em força no salão de Genebra exibindo o novo monolugar para a quinta época (a próxima), aquele que fará as corridas todas sem necessitar de troca de carro a meio. Visualmente espectacular, o chassis Gen2 foi apresentado não só na sua versão oficial, com as cores do campeonato, mas já por três equipas, com as suas próprias decorações, pois os primeiros testes estão quase a começar.
A maior novidade foi a Nissan que oficializou a já sabida entrada na competição dos monolugares eléctricos, mostrando o carro com que irá tomar o lugar ocupado pela Renault desde a primeira temporada. Não deixa de ser estranho que, agora que a Fórmula E vai atingir a sua maioridade e ter um carro que lhe permitirá dar o grande salto em termos competitivos, a Renault, uma das principais impulsionadoras desta competição, saia… Mas a Aliança saberá com que linhas se cose.
O carro nipónico terá uma decoração baseada no cinzento prateado, preto e laivos de vermelho. "À primeira vista, o Fórmula E da quinta época pareceu, à nossa equipa de ‘design’ um pássaro supersónico eléctrico em pleno voo", explicou Alfonso Albaisa, director de "design" da Nissan. "Foi esta reacção iniciar que nos levou a procurar uma imagem que captasse esta sensação de uma forma livre de resistência ou da gravidade".
Este é o discurso que os "designers" estão habituados a usar para explicar os carros que vão saindo dos seus estúdios para brilharem nos salões ou chegarem às nossas ruas. Mas, neste caso, quem vai falar é o cronómetro e, aí, a decoração vai contar pouco. O Fórmula E da Nissan contará, certamente, com a enorme experiência da Renault e da equipa dams (três títulos de marcas, um de pilotos, 15 vitórias) para entrar logo na frente.
A Nissan só não revelou a designação que deu ao seu chassis, ao contrário, por exemplo, da Audi. A marca de Ingolstadt expôs em Genebra o seu Fórmula E actual mas já exibiu imagens do futuro FE05. Que, no fundo, passa o conceito da actual decoração – vencedora da última corrida, no México, com Daniel Abt – para o chassis Gen2, conseguindo evidencial toda a agressividade e diferença da zona traseira.
Também a DS mostrou o seu E-TENSE FE 19 e, agora, reivindicando a sua posição de único construtor francês envolvido na fórmula eléctrica. A decoração muda radicalmente face à usada este ano, passando a um… modo furtivo, com toda a carroçaria em preto mate. Falta ainda apresentar muitos outros carros – nomeadamente o primeiro BMW oficial, um dos quais será pilotado por António Félix da Costa – mas é natural que isso só suceda mais para a frente, até depois dos testes de pista que se iniciarão em breve. Até porque ainda faltam muitas corridas da quarta época, a que está em curso, para disputar!
O chassis construído pela Spark (e concebido sob indicações da FIA) distingue-se pelas formas únicas para um monolugar, com as asas dianteira e traseira num ângulo mais oblíquo, enorme extractor traseiro, as rodas cobertas ao género dos protótipos de Le Mans e, claro, o halo de protecção do habitáculo!
Da próxima époa ainda pouo se sabe ms há já uma tremenda novidade: o regresso ao Mónaco e, desta vez, para fazer o circuito completo como no Grande Prémio de F1! Será a primeira comparação directa, numa temporada que poderá guardar uma agradável surpresa aos portugueses...