Pesquisa
Desporto

Nasce campeonato de GT… eléctricos

15:31 - 01-10-2016
  15
Nasce campeonato de GT… eléctricosNasce campeonato de GT… eléctricosNasce campeonato de GT… eléctricosNasce campeonato de GT… eléctricosNasce campeonato de GT… eléctricosNasce campeonato de GT… eléctricosNasce campeonato de GT… eléctricos
Nasce campeonato de GT… eléctricosNasce campeonato de GT… eléctricosNasce campeonato de GT… eléctricosNasce campeonato de GT… eléctricosNasce campeonato de GT… eléctricosNasce campeonato de GT… eléctricosNasce campeonato de GT… eléctricos
Não há volta a dar e por muito que custe aos puristas do desporto automóvel, a electricidade também está a chegar à competição! Depois do sucesso inegável em que se está a transformar a Fórmula E, eis que vai ser criado um novo campeonato para automóveis de Turismo eléctricos. Chama-se Electric GT, foi apresentado em Ibiza, começa já no próximo ano e o calendário até conta, segundo os organizadores, com uma corrida… no Estoril!

Nas duas primeiras épocas, o Electric GT não será mais que uma competição monomarca, apenas com os Tesla Model S, nas suas versões P85 e P85+. "Tendo logo de base cerca de 420 cv e uma fantástica distribuição de pesos, com um centro de gravidade muito baixo, devido à colocação das baterias, esta incrível berlina foi feita para ser campeã nas pistas!", explicou Agustin Payá que é, ao mesmo tempo, proprietário e promotor do campeonato, além do seu responsável técnico.

A sua esperança, contudo, é que, ao fim dos dois primeiros anos, outros construtores se interessem por esta nova competição de GT’s… mas com motorizações eléctricas. "Seria fantástico ver outros construtores de supercarros juntarem-se a esta competição mundial de GT’s eléctricos". E aponta possíveis competidores, como o Mercedes SLS AMG Electric Drive, o Audi R8 e-tron ou desportivos eléctricos que se sabe que marcas maiores como a Porsche ou mais pequenas como a Rimac estão a preparar.

Para arrancar com o campeonato, Payá prevê ter dez equipas e vinte pilotos, para guiar outros tantos Tesla já preparados de acordo com o protótipo que foi sujeito a testes intensos nas pistas de Barcelona e Jarama. E que já recebeu um importante apoio, com o envolvimento da Pirelli a nível oficial, fornecendo pneus para piso seco e para molhado (ao contrário da Fórmula E em que que a Michelin fornece pneus "all-weather").

O esquema das provas será de duas corridas de 60 km, uma disputada de dia e outra ao fim da tarde, já ao lusco-fusco, numa jornada que pretende promover, no "paddock" uma verdadeira celebração das novas tecnologias em torno da mobilidade limpa. Embora não haja um calendário da primeira edição da Electric GT, o promotor, na apresentação da competição, anunciou corridas em Barcelona, Donnigton Park, Mugello, Nurburgring, Assen, Estoril e Jarama. E a ambição de progredir, depois, para provas nos Estados Unidos e na Ásia.




Faltam 300 caracteres
Comentário enviado com sucesso
Subscrever Newsletter
pub
×
Enviar artigo por email

Restam 350 caracteres

×
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login. Caso não esteja registado no site de Aquela Máquina, efectue o seu registo gratuito.