Não há volta a dar e por muito que custe aos puristas do desporto automóvel, a electricidade também está a chegar à competição! Depois do sucesso inegável em que se está a transformar a Fórmula E, eis que vai ser criado um novo campeonato para automóveis de Turismo eléctricos. Chama-se Electric GT, foi apresentado em Ibiza, começa já no próximo ano e o calendário até conta, segundo os organizadores, com uma corrida… no Estoril!
Nas duas primeiras épocas, o Electric GT não será mais que uma competição monomarca, apenas com os Tesla Model S, nas suas versões P85 e P85+.
"Tendo logo de base cerca de 420 cv e uma fantástica distribuição de pesos, com um centro de gravidade muito baixo, devido à colocação das baterias, esta incrível berlina foi feita para ser campeã nas pistas!", explicou Agustin Payá que é, ao mesmo tempo, proprietário e promotor do campeonato, além do seu responsável técnico.
A sua esperança, contudo, é que, ao fim dos dois primeiros anos, outros construtores se interessem por esta nova competição de GT’s… mas com motorizações eléctricas.
"Seria fantástico ver outros construtores de supercarros juntarem-se a esta competição mundial de GT’s eléctricos". E aponta possíveis competidores, como o Mercedes SLS AMG Electric Drive, o Audi R8 e-tron ou desportivos eléctricos que se sabe que marcas maiores como a Porsche ou mais pequenas como a Rimac estão a preparar.
Para arrancar com o campeonato, Payá prevê ter dez equipas e vinte pilotos, para guiar outros tantos Tesla já preparados de acordo com o protótipo que foi sujeito a testes intensos nas pistas de Barcelona e Jarama. E que já recebeu um importante apoio, com o envolvimento da Pirelli a nível oficial, fornecendo pneus para piso seco e para molhado (ao contrário da Fórmula E em que que a Michelin fornece pneus "all-weather").
O esquema das provas será de duas corridas de 60 km, uma disputada de dia e outra ao fim da tarde, já ao lusco-fusco, numa jornada que pretende promover, no "paddock" uma verdadeira celebração das novas tecnologias em torno da mobilidade limpa. Embora não haja um calendário da primeira edição da Electric GT, o promotor, na apresentação da competição, anunciou corridas em Barcelona, Donnigton Park, Mugello, Nurburgring, Assen, Estoril e Jarama. E a ambição de progredir, depois, para provas nos Estados Unidos e na Ásia.