O regulamento técnico da F1 em 2017 vai alterar profundamente os monolugares em termos de imagem. Vai haver um aumento da carga aerodinâmica, que se traduz numa redução de três ou quatro segundos no tempo por volta, de acordo com as estimativas de Adrian Newey, o director técnico da Red Bull.
Esta evolução
"vai dilatar a diferença entre as equipas de referência e todas as outras", considera Adrian Newey. Para levar a cabo esta evolução serão necessários grandes recursos técnicos e económicos e nem todas as equipas estão em condições de responder a este desafio.
"No que diz respeito ao regulamento, à primeira vista não há diferenças sensíveis", reconheceu Adrian Newey, sem esconder que
"quando se chega ao detalhe, as diferenças são enormes e deixam abertas as portas para grandes desafios, que podem ser grandes oportunidades". O responsável pelo sucesso da Red Bull sabe do que fala e isso só aguça a curiosidade para o que aí vem…
Os melhores técnicos voltam a ter liberdade para "inventar" em vez de estarem condicionados às unidades de potência, que têm vindo a concentrar todas as atenções nas últimas temporadas e isso vai fazer a diferença entre cada equipa.
Estamos numa fase de "baralhar e voltar a dar". Resta saber quem conseguirá ser mais criativo no campo aerodinâmico pois quem o fizer poderá garantir o trunfo para "cortar" o domínio actual da unidade de potência da Mercedes.
Testes Silverstone 2016