Depois de ganhar a
edição deste ano do Rally Dakar, em Janeiro, Eduard Nikolaev e a equipa KAMAZ-Master já só pensam em ganhar a próxima grande competição de resistência, o Silk Way Rally, que se disputa de 7 a 22 de Julho, numa maratona que vai de Moscovo (Rússia) até à China, passando pelo Cazaquistão.
E para preparar esta prova que promete levar condutores e "máquinas" ao limite, nada melhor que "treinar" nas condições de inverno mais extremas possíveis. Como tal, Nikolaev e o seu Kamaz (dupla que já venceu esta prova em 2010) viajaram até à região de Murmansk (localizada 200 km a norte do Círculo Polar Árctico) para fazer um rigoroso teste aos novos pneus Continental 14.00 R20 164/160K HC.
Kamaz prepara Silk Way Rally em condições extremas
Estas condições extremas exigiram que Nikolaev libertasse todo o potencial do "monstro" de 10 toneladas que tem em mãos e que a equipa russa apelida de "Terminator". Mas se este nome não for sugestivo o suficiente, saiba que este Kamaz conta com um motor diesel de 16 litros que produz 1000 cv de potência e que acelera até aos 140 km/h.
Estes "números", juntamente com a mecânica de competição do Kamaz, permitem que ultrapasse todos os obstáculos que encontra com relativamente facilidade. E a prova disso é o "salto" de mais de 30 metros que se vê no vídeo, onde este "monstro" russo é sujeito a forças de 12G.
"Para o nosso Kamaz-4326, estas condições são muito semelhantes a conduzir nas dunas da América do Sul ou de África, e para a nossa equipa é um treino fantástico para as nossas habilidades de condução para as dunas do Silk Way que se aproximam", afirmou Nikolaev.
Agora que os testes estão feitos, a formação KAMAZ-Master pode centrar atenções para o Silk Way Rally, cuja partida se realiza no próximo dia 7 de Julho na Praça Vermelha em Moscovo e se vai prolongar durante 9500 quilómetros.